REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Açudes aumentam chuvas nos Municípios

O acúmulo de água em grandes reservatórios tem influência significativa no aumento de precipitação em área que pode abranger vários Municípios. Levantamentos comparativos do índice de chuva antes e depois da construção do Açude Orós, na região Centro-Sul, e do Açude Castanhão, no Vale do Jaguaribe, as duas maiores barragens do Ceará, comprovam que houve elevação do índice de pluviometria nas cidades de Iguatu e Quixeramobim.

A pesquisa mais recente foi feita pelo presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, e incluiu o intervalo de tempo de oito anos antes e após a Construção do Açude Castanhão. O reservatório foi concluído em 2004 e é o maior do Ceará, com capacidade para acumular 6,7 bilhões de metros cúbicos. Entre 1996 e 2003, foram registrados no Município de Quixeramobim, em média, 654 mm. No período entre 2004 e 2011, a média pluviométrica foi de 772 mm. Houve, portanto, um aumento de 18%.

"Os dados confirmam que água atrai água", observa José Maria Pimenta. "O nosso levantamento é de apenas oito anos, mas o suficiente para apontar uma tendência de crescimento do índice pluviométrico no Município de influência do Castanhão". Para Pimenta, o levantamento não foi surpreendente, mas confirma estudos que demonstram influência de grandes espelhos de água em formação de microclima. "Mesmo em Israel, a área de faixa de 50km litorânea chove bem mais do que em outras localidades", frisa. "Onde há água, o clima é alterado para melhor".

Pimenta destaca que a agricultura de sequeiro - aquela que depende exclusivamente da chuva - é favorecida em áreas de influência dos grandes açudes no Ceará. "Reduz perdas do plantio e contribui para uma melhor distribuição geográfica da chuva", disse. "É mais um argumento a favor da política pública de construção de reservatórios". O presidente da Ematerce informou que os estudos vão continuar. "No período de 50 anos teremos uma leitura que permitirá melhor comparação entre a pluviometria antes e depois da construção do Castanhão. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo