REDIRECIONAMENTO

sábado, 31 de dezembro de 2011

Quixeramobim: Secretaria de Cultura realiza II Réveillon da Via

O Réveillon é tempo de reflexão para todos os momentos vividos no último ano e também serve para fazer planos para o ano seguinte, com essa perspectiva a secretaria de Cultura e Turismo do município de Quixeramobim, no Sertão Central, ajusta os últimos detalhes para o II Réveillon da Via.

Uma grande estrutura está sendo montada na Via Paisagística Edmilson Correia de Vasconcelos para receber toda a população de Quixeramobim e região na espera de 2012. As atrações que irão animar o público na virada de ano serão: Bota pra Moer, João Bandeira Júnior e John Robson e banda. O Show do II Réveillon da Via tem início as 22h00min do sábado, 31. A partir da meia noite uma grande salva de fogos está sendo preparada para saldar a chegada do novo ano.

Postado por: Jornalismo - SMC

Quixeramobim: Ricardo Machado será empossado procurador geral de Justiça do Estado no dia 04 de janeiro

Tomará posse no dia 04 de janeiro o promotor de Justiça, natural do município de Quixeramobim, Alfredo Ricardo de Holanda Cavalcante Machado, como novo procurador geral de Justiça do Estado do Ceará, foi o que informou a PGE (Procuradoria Geral do Estado) nesta quinta-feira, 29. A solenidade de posse será realizada no Gran Marquise Hotel, às 19h30min, será presidida pela até então procuradora Geral de Justiça, Socorro França.

Ricardo Machado assumirá o cargo para o biênio 2012/2013. O promotor de Justiça foi nomeado na tarde da última sexta-feira, 23, pelo governador Cid Gomes, dentre os nomes que integravam a lista tríplice enviada pelo Ministério Público.

Ricardo Machado é promotor de Justiça, filho do ex-prefeito e ex-deputado estadual por Quixeramobim, Alfredo Machado. Ingressou no Ministério Público estadual em 1995, sendo a cidade de Solonópole sua primeira comarca, de onde foi promovido para Várzea Alegre e, posteriormente, para Quixadá. Em 1996 recebeu comenda Unicef por relevantes serviços prestados na educação de crianças e adolescentes, pela contribuição para efetivação do ensino fundamental. Já em 1998 ele foi promovido para o cargo de Promotor Auxiliar de Entrância Especial com ofício junto às Varas da Fazenda Pública. O promotor Ricardo Machado já foi secretário geral da Procuradoria Geral de Justiça.

Postado por: Jornalismo - SMC

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Nem Camilo Santana candidato estimula Ciro a defender aliança com PT

O ex-ministro Ciro Gomes, esteve reunido nos últimos dias, com os deputados federais da bancada cearense, onde manifestou um total desinteresse em manter a aliança política entre seu partido, o PSB e o PT, da prefeita Luizianne Lins. Ciro chegou a afirmar que nem mesmo o nome do secretário Camilo Santana (PT) na mesa de negociações, neste momento, atenderia aos anseios do governador Cid Gomes e dos socialistas de Fortaleza.

Para Ciro, seu partido deve indicar candidato próprio à sucessão em Fortaleza em 2012. Ao que tudo indica o sentimento de Ciro começou a contagiar também o governador Cid Gomes, que viaja para o exterior na próxima quarta-feira (04) e até o momento não esboçou esforço algum para encontrar a prefeita Luizianne Lins para discutir a escolha de um candidato de consenso da base aliada da presidente Dilma.

O futuro líder do PT na Câmara, deputado federal José Guimarães, já admite que os partidos da base - PT,PSB, PCdoB, PDT, entre outros -  tenham candidatura própria nas eleições de outubro em Fortaleza. Esses nomes estariam desvinculados do candidato petista. Guimarães surpreende ao assumir como um fato normal o rompimento político de Luizianne com Cid Gomes.

Diante da decisão do governador Cid Gomes de tirar férias entre os dias 04 e 21 de janeiro, a prefeita Luizianne tem 5 dias para levar a discussão sobre seu candidato a prefeito de Fortaleza para a mesa do Governador. É que a direção nacional do PT estipulou que o lançamento dessa candidatura deve acontecer até o dia 15 de janeiro. É consenso dentro do PT que Luizianne, se conseguir agendar uma reunião com Cid, levará o nome do secretário de Articulação Política, Waldemir Catanho, como sua primeira opção. Se houver veto do Governador, é o secretário de Educação, Elmano Freitas, sua segunda opção. O problema esses dois nomes não empolgam o Palácio da Abolição. (Fonte: Ceará Agora)

Postado por: Jornalismo - SMC

Ainda no papel

Um ano para arrumar a casa e dar continuidade às políticas já estabelecidas. Esse é o modo como o Secretário de Cultura, Francisco Pinheiro, definiu, em entrevista ao Diário do Nordeste, o ano de 2011. Nomeado no fim de 2010 como novo gestor da pasta, antes administrada pelo professor universitário Auto Filho, Francisco Pinheiro assumiu estabelecendo como prioridade dar continuidade à política de editais. "É a mais acertada, democrática e republicana das políticas", avalia.

De fato, o secretário, antes vice-governador de Cid Gomes, vem mantendo uma coerência em seu discurso, baseado no diálogo com a gestão anterior, na política de editais e na atualização do Sistema Estadual de Arquivos, através da digitalização de documentos e manuscritos. A última proposta justificada por seu conhecimento notório na área, já que integra o Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC).

No entanto, neste primeiro ano, a pasta manteve-se apática, não retirando do papel seus principais projetos e resumindo sua atuação ao cumprimento de editais, deixando a desejar, inclusive, na atenção às demandas espontâneas. Pode-se considerar ainda que a "arrumação da casa" tenha ocorrido tardiamente, já que, entre fevereiro e agosto deste ano, a secretaria e, consequentemente, seus equipamentos viveram um período de indefinição, já que há um mês como secretário, Pinheiro pediu licença do cargo para assumir como suplente na Assembleia.

Valores

De acordo com o secretário, 92% do orçamento da Secult previsto pata 2011 foi executado. A porcentagem se divide em custeio e investimento, este último alcançando 90% de recursos destinados. Todos os editais do ano foram lançados, desde o Edital de Carnaval até o último, de Cinema e Vídeo, passando por Ceará da Paixão, Ceará Junino, Incentivo às Artes e Natal de Luz, totalizando mais de R$ 7 milhões em investimentos nesta política. O repasse da segunda e da terceira edição do Mecenas (que beneficia dez categorias entre artes visuais, literatura, audiovisual e outras) renderam mais de R$14 milhões.

No entanto, o atraso na liberação da verba do Fundo Estadual de Cultura atrapalhou a vida de produtores e artistas este ano. O Festival de Esquetes da Companhia Teatral Acontece (Fecta), promovido há oito anos pelo diretor Almeida Jr., foi um dos prejudicados. Apesar de aprovado pela comissão técnica do FEC, encabeçada por profissionais da Secretaria de Cultura, o projeto precisou cancelar a participação de grupos de fora, pois não pode bancar os custos. O dinheiro não foi liberado pelo governador a tempo.

Pinheiro afirmou que, sob uma perspectiva "macro", os recursos foram "bem repassados". "Os editais somam 60% do valor do FEC. O que deixou de ser realizado foi muito pouco", defende. Segundo ele, foram muitas as demandas espontâneas apresentadas à Secult, mas muitas foram desaprovadas pela comissão julgadora. Quanto à necessidade dos produtores de receber o apoio da pasta para a realização de eventos, o secretário disparou: "E só se faz evento com o dinheiro público? Essa é uma pergunta que eu faço".

Editais

Ainda que tenham sido cumpridos, os editais foram os protagonistas de uma história à parte no primeiro ano da gestão Francisco Pinheiro. Enquanto administrador, ele defende a continuidade da política de editais e reforça sua importância para a cultura. Ao mesmo tempo, produtores reclamam da condução das avaliações dos projetos inscritos.

Ao ser anunciado pelo governador Cid Gomes como secretário de Cultura, Pinheiro revelou seu interesse, entre outros, de dialogar com os representantes do audiovisual, já que não era "muito familiarizado com a área" (declaração dada em entrevista para a matéria "O projeto da continuidade", de 28 de dezembro de 2010). Ironicamente, neste mês, realizadores da área acabou entrando em conflito com a Secult, denunciando possíveis irregularidades no texto e na execução de etapas do IX Edital de Cinema e Vídeo.

Durante a entrevista, Pinheiro reforçou a competência da comissão técnica na elaboração do texto dos editais e afirmou que não houvera nenhum equívoco. "Não há erro no texto, isso foi um erro do jornal, infelizmente", defendeu. No entanto, chamado à sala, o secretário executivo do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura, Fabrício Vidal, responsável pelos editais e entrevistado anteriormente pelo Diário do Nordeste, admitiu, novamente, que o texto possuía, sim, "ambiguidades".

Questionado, em seguida, se tomaria alguma providência, o secretário persistiu: "Aqui não há equívoco. Esse é um texto padrão utilizado em todos os concursos. Não faremos nenhuma modificação." O secretário afirmou ainda que nenhuma das denúncias feitas por proponentes pode ser comprovada. "Essas acusações aconteceram, provavelmente, pelo fato de eles não terem ganho o edital. Se há realmente algo a ser denunciado, que procurem o Ministério Público ou cheguem com provas contundentes".

Projetos

Para Pinheiro, o ano foi marcado pelo planejamento de dois grandes projetos: o salvamento de documentos importantes da memória cearense, por meio da atualização do Sistema Estadual de Arquivos; e a instalação da Pinacoteca na Estação João Felipe, no Centro. Este último esteve em conversação ao longo do ano com o Iphan (Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Cultural) e com a Prefeitura de Fortaleza, já que a administração municipal também tem planos para o espaço.

Já o Sistema Estadual de Arquivos tem recebido bastante atenção desde o início de sua gestão. O espaço para compilação e consulta de documentos antigos do Estado já existe desde 1989, mas ainda está pouco atualizado. A proposta da pasta é salvar o material dos arquivos e digitalizá-los, pondo-os a disposição de pesquisadores e interessados. De acordo com o secretário, o Ceará já possui técnicos especializados em fazer este trabalho em diversos equipamentos: no Arquivo Público, na Biblioteca Pública, na Escola de Artes e Ofícios e no próprio Iphan.

Até agora, já foram executados os salvamentos de arquivos em Aracati, Quixeramobim e Icó. Para os primeiros meses de 2012, está previsto o lançamento de um projeto também relacionado à proposta de "democratização da memória cearense". Os manuscritos referentes ao Ceará no Conselho Ultramarino de Portugal foram digitalizados, traduzidos e publicados em uma série de livros, chamada "Memória Colonial do Ceará". A perspectiva é de que a compilação contenha um repertório documental que vai de 1618 a 1648, em aproximadamente 14 volumes. A primeira parte do projeto foi financiada pela Secult, em parceria com a Coelce, a Cagece e o Banco do Nordeste.

São Luiz


Em negociação desde a gestão Auto Filho e finalmente negociado em outubro deste ano, o prédio do antigo Cine São Luiz figura como mais um dos projetos da secretaria que não saiu do papel. Comprado por R$ 2,2 milhões, o cinema foi anunciado como um futuro centro multicultural, com espaço não apenas para o audiovisual, mas para teatro, dança e shows musicais. Além disso, o prédio acima do cinema também foi adquirido e deverá ser a nova sede da Secult.

No entanto, em dois meses, nada mudou. A mesma declaração dada por Pinheiro no ato da aquisição, permaneceu na entrevista: "Ainda não há um projeto definitivo para o prédio, que está passando por uma avaliação dos técnicos para a elaboração do projeto de restauro". Sobre a demora na divulgação dos planos para o cinema, Pinheiro argumentou: "Não se faz um projeto em dois meses". Sem projeto também não há previsão de prazos, nem orçamento. Ainda sim, o secretário afirmou que devem se mudar para o prédio "ainda em 2012".

Bienal

Uma das únicas iniciativas que parece realmente andar a passos largos é a realização da Bienal Internacional do Livro do Ceará, que deverá acontecer na primeira quinzena de novembro de 2012. O secretário adiantou que a décima edição deverá fazer uma homenagem à Padaria Espiritual, além de dar destaque à literatura indígena e africana.

"Queremos fortalecer a relação com a cultura africana. Estivemos recentemente em Cabo Verde e tivemos um bom contato", afirma. A pretensão da secretaria é ampliar a inserção da literatura internacional no evento também através da vinda de autores de renome. A última e não menos importante das novidades: a bienal já terá por sede o Pavilhão de Feiras e Eventos de Fortaleza, o faraônico centro de convenções construído pelo Estado. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Postado por: Jornalismo - SMC / Foto: Internet

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Hospital Regional do Cariri realizou mais 64,1 mil atendimentos e mais de mil cirurgias

A mudança do perfil do acesso à assistência à saúde que o Governo do Estado está promovendo no Ceará já apresenta números expressivos na região do Cariri. Em pouco mais de seis meses de funcionamento, o Hospital Regional do Cariri (HRC) contabilizou, até o dia 26 de dezembro deste ano, 15.363 atendimentos de emergência, 1.337 internações e 47.419 procedimentos de apoio diagnóstico e terapêutico. O HRC é o primeiro hospital público da rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado construído no Interior. Inaugurado em abril deste ano em Juazeiro do Norte, o HRC é um hospital de grande porte, com 284 leitos, e cobertura da população de 1,5 milhão de habitantes dos 44 municípios da macrorregião de saúde do Cariri e os municípios das microrregiões de saúde de Iguatu e Icó.

A primeira internação no HRC aconteceu no dia 20 de junho. Francisco Juscelino Sampaio, de 46 anos, foi o primeiro paciente internado, com diagnóstico de ascite, barriga d'água provocada por graves distúrbios hepáticos. Ele é morador de Abaiara, município do Cariri que fica a  46 quilômetros de Juazeiro do Norte. Até a última segunda-feira (26), o HRC realizou 619 internações na área de clínica médica, 141 de traumato-ortopedia, 501 internações cirúrgicas e 6 de UTI. Já no dia 27 de julho, quatro moradores de Juazeiro do Norte foram os primeiros pacientes a se submeter a cirurgias no HRC. Até o início de dezembro, o hospital havia realizado, até o dia 11, 1.085 cirurgias.

No dia 23 de agosto entrou em funcionamento no HRC a maior emergência pública do Interior do Ceará, com 51 leitos para tratar casos de alta complexidade de pacientes dos 44 municípios da macrorregião de saúde do Cariri. O atendimento na emergência obedece ao Protocolo Manchester de Classificação de Risco, com a triagem dos pacientes feita com base no nível de gravidade. Os que apresentam situação mais grave recebem no acolhimento da emergência uma pulseira vermelha e são atendidos de imediato. Pulseiras laranjas são colocadas no braço dos pacientes que terão atendimento em até 10 minutos. A cor amarela é adotada para os que podem receber assistência em até 60 minutos, a cor verde entre pacientes menos graves e serão atendidos em até 120 minutos e a cor azul em até 4 horas. Em quatro meses, 276 pacientes receberam pulseiras vermelhas, 4.806 pulseiras laranjas, 6.184 verdes e 559 azuis.

Do total de 47.419 procedimentos, o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SAFT) realizou, desde o início do funcionamento do HRC, 34.483 exames laboratoriais, 6.538 exames de Raio X, 2.098 ultrassonografias e 1.720 tomografias computadorizadas. Antes do HRC, na rede pública, ressonância magnética era realizada apenas no Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

 Com informações do Governo do Estado

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Quixeramobim: Autarquia Municipal de Trânsito recebe bafômetro e aumenta fiscalização no Réveillon

A Autarquia Municipal de Trânsito do município de Quixeramobim, no Sertão Central, passa a contar a partir desta semana com o parelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica ingerida pelo motorista, o bafômetro. Foi o que informou o diretor da Autarquia Municipal, Mauro Ricarte, em entrevista ao programa Repórter Ceará, da Rádio Campo Maior (AM 840) da edição desta terça-feira, 27.

Segundo Mauro, todos os agentes estão capacitados a utilizar o equipamento: “Hoje a Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim está disponibilizando um bafômetro, devidamente aferido pelo IMETRO. Todos os nossos agentes estão devidamente capacitados a utilizarem o equipamento. Nas próximas blitz de fiscalização nós já iremos utilizar porque o bafômetro é o equipamento de suma importância para que nós possamos reduzir o índice de motoristas e condutores que ingerem bebidas alcoólicas e conduzem seus veículos pondo em risco muitas vidas”.

Ainda segundo o diretor da Autarquia Municipal, o equipamento começará a ser utilizado no município de Quixeramobim neste feriado, na operação Réveillon.

Postado por: Jornalismo - SMC

ONG IPHANAQ divulga relação dos classificados para oficinas do Ponto de Cultura ano III

A ONG IPHANAQ divulgou na manhã desta quarta-feira, 28, a relação dos classificados para as oficinas do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo ano III. Os aprovados na seleção irão realizar oficinas voltadas para as seguintes esferas: Educação Patrimonial, Inclusão Digital e Comunicação, Gestão Cultural, Documentação e Arquivo Público, Registro Fotográfico e Produção Audiovisual.

No final curso a ONG irá expedir um certificado de conclusão com 216 horas aula. As oficinas do ano III iniciarão em fevereiro de 2012. Segue a lista dos trinta candidatos aprovados:

Alrinete Nunes de Oliveira
Amanda Ellen Teles Rodrigues
Ana Karoline Farias de Moura
Antonia do Socorro Barbosa da Silva
Antonio Aucélio Felipe Coutinho
Antonio Eudálio de Sousa da Silva
Aurílio da Silva Nojosa
Bruno Paulino do Nascimento
Cristiano Almeida Nunes
Fabrícia Lemos Rodrigues
Francilino Barbosa da Silva
Francisca Valdira Alves dos Santos
Higo Dwilty Damasceno de Brito
Ismael Lemos as Silva
Esraelle dos Santos Menezes
Ivyla Danyelle Fernandes Patrício
Ivyna Dryelle Fernandes Patrício
Jair Matias dos Santos
Janne Paula Oliveira de Sousa
Jennifer de Sousa Saldanha
Jéssica Maria de Araújo Oliveira
José Geovane Pinheiro e Silva
Luana Cristiane Saldanha da Silva
Maria Bruna Madeiro da Silva
Maria Genilda Paiva Lino
Maria Ireuda Fernandes
Ramon da Cruz Paulino
Salviano Paulino de Morais Neto
Sarah Maria Vieira da Silva
Tábata Cristina Eloi Lemos

Informações:

Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim
Telefone: (88) 9220-0056/ 9998-7434
Site: www.patrimoniovivo.com.br

Postado por: Jornalismo - SMC

Cid quer 2012 como o ano do Interior

Próximo de finalizar os trabalhos do Governo do Estado em 2011 e com um ano de eleições municipais chegando, o governador Cid Gomes (PSB) já anuncia o que esperar para o Ceará em 2012: “Eu coloco como o maior desafio do Estado o desenvolvimento do Interior”, disse. A afirmação fora feita na manhã de ontem, quando o chefe do Executivo assinou ordens de serviço para obras de recuperação de rodovias estaduais.

Segundo ele, a iniciativa é o primeiro passo para alcançar estrutura, logística, conforto e condições de ir e vir pelos municípios cearenses. “O desafio é assegurar que não exista nenhum município no Ceará que seja fim de linha, que tenha, pelo menos, dois acessos asfálticos”, apontou o governador, durante pronunciamento para parlamentares, empresários, prefeitos, ex-prefeitos cearenses e imprensa, no Palácio da Abolição.

Ele aproveitou a cerimônia para convidar diversos representantes de prefeituras do Interior para assinar, como testemunhas, as ordens de serviço na malha asfáltica que cortará diversas cidades. Entre elas está Tarrafas, que hoje é fim de linha pelas vias cearenses, no limite do centro-sul cearense. “Agora vai deixar de ser, ligada a Assaré”, apontou Cid. Outro caso é Solonópole, que deverá ter construída via asfaltada até Quixelô.

“2012 será um ano absolutamente marcante para o estado do Ceará. (...) Não se promove desenvolvimento, não se oferece saúde, educação, oportunidade de renda sem boas estradas”, justificou Cid, que já sinalizou que pretende acordar financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimentos em municípios nas diversas regiões do Ceará.

O governador também assegurou que as obras do Cinturão das Águas deverão acelerar no ano que se avizinha, construindo um canal que transportará 40 mil litros de água por segundo do rio São Francisco para diversos municípios. “A recomendação às empresas é de que iniciemos as obras o mais rápido possível. O período chuvoso está chegando, mas muitos serviços podem ser executados”, disse. (Fonte: O Povo Online)

Postado por: Jornalismo - SMC

Guimarães quer evitar ´racha´ na base aliada

Mesmo que os partidos que compõem a base da prefeita Luizianne Lins (PT) decidam lançar candidaturas próprias nas eleições municipais de Fortaleza no próximo ano, as lideranças devem trabalhar no sentido de evitar um "racha" na aliança para mantê-la em 2014. O entendimento é do deputado federal José Guimarães (PT), segundo vice-presidente do PT Nacional, ao considerar "natural" e "democrático" o desejo das legendas em lançar seus quadros.

"Mas isso não pode significar o rompimento da aliança que temos no Estado com o PSB ou da aliança nacional", diz. Para ele, a manutenção da aliança em Fortaleza deverá ser definida em fevereiro, após o carnaval.

Nesse sentido, Guimarães defende que o PT trabalhe duas questões centrais relacionadas às eleições de 2012: garantir e articular a manutenção da aliança com o PSB na Capital e estabelecer prioridades nas cidades cearenses em que o partido tem chances reais de vitória, citando Juazeiro, Sobral e Fortaleza.

O parlamentar argumenta que o entendimento com os partidos aliados é fundamental para dar continuidade ao projeto do PT. Após conversas com o governador Cid Gomes e com o chefe de gabinete Ivo Gomes, Guimarães diz considerar que há um "esforço coletivo" dos líderes para garantir a manutenção da aliança em Fortaleza.

Divergências

Por outro lado, ele não descarta eventuais divergências na base e o lançamento de candidaturas distintas na Capital, que é o centro da disputa política no Estado. "Eu não posso ficar chateado ou desenvolver qualquer ação de criminalização aos partidos que têm dito que querem ter candidato. Isso é natural e democrático. Se o PSB lançar candidatura própria, eu acho que faz parte do jogo. O importante é não deixar as pontes se esfacelarem", declarou, ao avaliar que a situação está "bem conduzida".

Segundo o parlamentar, a participação cada vez mais ativa do PSB no Governo Dilma, ocupando cada vez mais espaço na Esplanada dos Ministérios, é outro fator que contribui para o interesse petista em manter a aliança com a legenda no Estado.

Diante disso, Guimarães afirmou que a Executiva Nacional do PT deverá acompanhar todo o processo eleitoral em Fortaleza e em outras cidades que considera "fundamentais" para a disputa eleitoral do partido, citando Recife e Salvador. No entanto, o parlamentar frisou que a direção nacional não deverá intervir diretamente nas decisões que, conforme salienta, cabe aos diretórios municipais.

"É aquele acompanhamento que não é intervenção. Quem decide a tática eleitoral e quem será candidato nas cidades com mais de 150 mil eleitores é exatamente os diretórios municipais", explicou, informando que tem conversado semanalmente com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, a respeito da situação em Fortaleza e em outras cidades.

Articulação

Sobre uma eventual mediação de Lula na articulação para manutenção da aliança na Capital, Guimarães disse que o ex-presidente deu uma pausa em sua agenda política até março, mas acredita que independentemente disso o PT deverá ter um processo bem estruturado no debate eleitoral. "Tenho segurança de que estamos consolidando a possibilidade de termos um grande resultado eleitoral no Ceará em 2012", avaliou.

O deputado José Guimarães fez ainda uma avaliação positiva da atuação da bancada federal cearense, atribuindo parte do "sucesso do Governo Dilma" às discussões e aprovações no Congresso Nacional. "Tivemos um ano decisivo para os rumos do País. Asseguramos que nunca a Câmara Federal trabalhou tanto e aprovou tantos projetos importantes", declarou, citando como exemplos a fixação de regras claras para o Salário Mínimo até 2015, o Minha Casa, Minha Vida 2, o conjunto de ações do Brasil sem Miséria, a aprovação da DRU e do Regime Diferenciado de Contratações, o Pronatec e os acordos internacionais.

Em relação à sua vice-liderança do Governo Dilma no Congresso, José Guimarães afirma que pôde contribuir no sentido de articular benefícios e recursos ao Ceará em projetos prioritários que envolvem as áreas de educação, saúde e infraestrutura. "Nós tivemos papel destacado na articulação com o governador Cid em projetos fundamentais, como o Cinturão das Águas", acrescentou.

Na avaliação do deputado petista, 2012 deverá ser um ano de concretização de muitos projetos viabilizados através de conquistas importantes do Estado neste ano. Ele calcula que o Governo Federal deverá aplicar no Ceará, sem considerar os possíveis vetos aos projetos aprovados no Congresso, um valor na ordem de R$ 3 bilhões apenas em investimentos, sem incluir as ações de custeio. "É o segundo Estado do Nordeste em previsão de recursos para 2012, ultrapassando Pernambuco", considerou Guimarães.

Em relação ao ano de 2011, Guimarães analisa que o Ceará "viveu o melhor ano do ponto de vista de liberação de recursos federais", citando os investimentos na Siderúrgica, na Refinaria, no Metrofor, no Eixão das Águas, na recuperação de pelo menos 12 estradas estaduais. "Nós não temos do que reclamar sobre isso", afirmou. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Postado por: Jornalismo - SMC

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Motociclista é assaltado na estrada Quixeramobim/Madalena


Semana inicia com assalto, apreensão de drogas e armas no município de Quixeramobim, no Sertão Central.

Na madrugada desta terça-feira, 27, a Polícia registrou um assalto a um motociclista na localidade de Boa Sorte, próximo a CE 166, que dá acesso ao município de Madalena. Segundo informações coletadas pela equipe de jornalismo do Sistema Maior de Comunicação quatro indivíduos, em duas motos, armados com revolver calibre 38, abordaram o agricultor Rafael Lemos Teixeira, 25 anos, e levaram a quantia de R$250 e um celular da vítima. A polícia realizou diligências na tentativa de capturar os autores da ação, mas até o fechamento desta matéria nenhum suspeito teria sido preso.

Ainda nesta terça, 27, a Polícia realizou a apreensão no bairro da Pompéia, de nove pedras de crack, um relógio, um telefone celular, uma câmera digital, a quantia de R$65 em dinheiro, além de uma chave conhecida como chave-mestra, que estavam em posse do menor J.S. B, encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

A Polícia foi acionada por volta das 20h da noite desta segunda-feira, no Sítio São João, onde efetuou a prisão do agricultor Manoel Gomes, natural de Pedra Branca. Com ele foram apreendidos quatro cartuchos deflagrados, sete facas e um revólver.

Postado por: Jornalismo - SMC

Quixadá: Parceria MDS/ASA continua

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) acertaram, na última sexta-feira, aditivo de R$ 6,5 milhões para construção de cisternas voltadas à produção de alimentos, do projeto conhecido como "Segunda água", desenvolvido pela ASA e parceiros.

De acordo com a assessoria de comunicação do MDS, o encontro teve por objetivo detalhar ações conjuntas dentro da meta do Plano Brasil Sem Miséria, para beneficiar 750 mil famílias da região com água potável e produção nos próximos dois anos.

Com a medida, o MDS reconhece a atuação da ASA no processo de convivência com o semiárido. A próxima reunião com a ASA ficou agendada para 3 de janeiro. Participaram do encontro o coordenador executivo da ASA, Neidison Baptista, e o coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), Carlos Barbosa, além do secretario executivo de Agricultura Familiar de Pernambuco, Aldo Santos, e de técnicos do Ministério.

A respeito da ASA, a ministra Tereza Campello, do MDS, afirmou que o Ministério tem uma parceria de sucesso com a entidade e que é preciso "seguir avançando para levar água às famílias mais pobres". A ASA lidera movimento pioneiro de desenvolvimento no semiárido, lançando tecnologias de convivência com a escassez de água na região semiárida.

Na última terça-feira, mais de 500 pessoas, em caravanas do Ceará, seguiram para Juazeiro da Bahia, juntando-se a cerca de 15 mil manifestantes e atravessaram o Rio São Francisco, com destino a Petrolina (PE).

A multidão se concentrou na praça da Igreja Matriz, na cidade pernambucana, onde foi realizado ato público contra o desmonte da política de convivência com o semiárido, desenvolvida pela ASA há mais de uma década no Nordeste e em regiões de Minas Gerais afetadas pela seca.

Antes da manifestação, o MDS não demonstrava interesse em renovar a parceria. Ao invés da construção de cisternas de placa, iria distribuir cisternas de polietileno, explicaram representantes da ASA.

No dia seguinte, o MDS divulgou nota justificando não se tratar de uma troca de modelos de cisternas, mas de uma ampliação das alternativas existentes, de modo a garantir, mais rapidamente, que a meta de levar água para a população do semiárido seja alcançada.

A nova estratégia possibilitou ao Governo Federal incrementar a produção de cisternas, atingindo 315 mil unidades. Desse total, 84,7 mil foram entregues, outras 68,8 mil estão em construção e mais 161,7 mil em fase de licitação ou contratação. Ao todo, 255 mil são do modelo de placas e 60 mil de polietileno. O aditivo deve fortalecer o cumprimento da meta, espera o MDS.

Financiamento

6,5 milhões de reais é o valor do aditivo assinado entre o Ministério do Desenvolvimento Social e a ASA para construção de cisternas do "Segunda água". (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Postado por: Jornalismo - SMC

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Guimarães reafirma: meta em 2012 é ser líder da bancada petista

O deputado federal José Nobre Guimarães reafirma: uma de suas metas em 2012 é ocupar a liderança do PT na Câmara. Atual vice-líder do Governo na Câmara, Guimarãeds diz estar trabalhando principalmente para ser consenso. Ele disputa com Jilmar Tatto (SP).


Fonte: Blog do Eliomar

Irmãos criam máquina para extrair feijão da vagem em Canindé

Dois irmãos de uma família de agricultores de Canindé, a 120 km de Fortaleza, inventaram uma máquina para extrair feijão verde das vagens. Francisco Estevão e João Gomes de Sousa passaram 12 anos em São Paulo e quando voltaram ao Ceará, pesquisaram e resolveram construir a máquina em uma marcenaria.

Para montar o primeiro e único exemplar do equipamento, eles gastaram R$ 2 mil, usando madeira, motores usados e material comprado em sucata.

O invento debulha 30 kg de vagem em dois minutos, segundo os irmãos. ''Teve noite que a gente não dormia, passava a noite fazendo cálculo'', diz Francisco Estevão sobre o processo de invenção. A ideia surgiu da necessidade de facilitar a debulhagem, normalmente feita à mão. ''Quando começamos, na primeira semana a gente conseguiu debulhar o grão na mão. Mas ficou inviável entregar todas encomendas'', diz Francisco Estevão. A produção da família é comprada pela Secretaria da Educação do município e é usada na merenda escolar em 100 escolas de Canindé. (Fonte: G1 Ceará)

Postado por: Jornalismo - SMC

sábado, 24 de dezembro de 2011

Uma mensagem do Sistema Maior de Comunicação



Quixeramobiense Ricardo Machado é novo procurador geral de Justiça do Estado

Na última quinta-feira, 22, o promotor de Justiça Alfredo Ricardo de Holanda Cavalcante Machado foi nomeado pelo governador Cid Gomes, procurador geral de Justiça. Ricardo substituirá a procuradora Socorro França.

Ricardo Machado obteve 149 votos, enquanto que o promotor de Justiça João de Deus Duarte alcançou 156 votos e a procuradora de Justiça Maria Neves Feitosa Campos obteve 139. A escolha de Cid Gomes por Ricardo para a função não obedeceu ao critério do mais votado na lista tríplice. A data da posse como procurador geral de Justiça ainda não foi definida.

Na eleição, foram registrados 357 votos dos membros do Ministério Público, sendo que 281 sufrágios ocorreram por meio da urna eletrônica, instalada na sede da Procuradoria Geral de Justiça e 76 votos foram registrados por cédula.

Ricardo Machado é promotor de Justiça, filho do ex-prefeito e ex-deputado estadual por Quixeramobim, Alfredo Machado. Em1996 recebeu comenda Unicef por relevantes serviços prestados na educação de crianças e adolescentes, pela contribuição para efetivação do ensino fundamental.

Postado por: Jornalismo - SMC

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Repórter Ceará dá sequencia a entrevistas com Partidos Políticos

O Programa Repórter Ceará da Rádio Campo Maior de AM 840, retoma a série de entrevistas com membros dos diretórios municipais dos Partidos que compõem o quadro político de Quixeramobim.

Na tarde desta terça-feira, 22, foi à vez do Partido Comunista do Brasil (PC do B). Participaram do programa, o presidente do diretório municipal, Aucélio Coutinho, vice-presidente, Francisco de Sousa Gomes, além dos militantes Aurélio Leal e Marcos Aurélio Bandeira.

Os entrevistados fizeram uma ampla explanação do trabalho político e da reestruturação que o Partido teve nos últimos anos em Quixeramobim. Segundo Aucélio, a sigla pretende lançar 10 candidatos à Câmara de Vereadores: “Nós estamos frequentemente reunidos e a gente tem projetado lançar dez nomes para a disputa”.

Interrogados sobre a possibilidade de chapa única nas eleições majoritárias em Quixeramobim, os entrevistados afirmaram que, especulações existem e que o PC do B acredita que a chapa única para o município é um “desastre”, classificado por Aucélio como um fato antidemocrático, sem alternativa para o eleitor e que a sigla se posiciona contrária a esta idéia e se disponibiliza a discutir um nome para a disputa.

Postado por: Jornalismo - SMC

Quixadá: ASA espera reverter decisão do governo na parceria para cisternas

Quase uma década após a implantação do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) no semiárido brasileiro, a coordenação da rede de Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA Brasil) no Ceará aguarda com expectativa a decisão do Governo Federal em continuar a parceria de assistência às famílias rurais do Estado. Ontem, o presidente da Associação Programa P1MC, Naidison Quintela, seguiu a Brasília, acompanhado do coordenador de programa da ASA, Antônio Barbosa. Conforme a coordenadora do P1MC no Ceará, Cristina Nascimento, tinham como objetivo sensibilizar a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, pela continuidade da parceria de assistência às famílias rurais dos nove Estados do Nordeste e Minas Gerais.

Um dia antes, mais de 15 mil pessoas, segundo a coordenação executiva da ASA, atravessaram a ponte, ligando Juazeiro da Bahia à cidade pernambucana de Petrolina, em protesto ao cancelamento do programa P1MC. O ato coincidia com o lançamento do programa Água para Todos, em Tauá, no Sertão dos Inhamuns. Na oportunidade o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciou a entrega de 2.300 cisternas de polietileno para famílias do primeiro Município do Ceará beneficiado com o projeto, que integra o plano Brasil Sem Miséria.

A iniciativa foi criada pelo Governo Federal com o objetivo de garantir a universalização do acesso e uso da água a populações carentes de comunidades rurais. Apesar do ministro, juntamente com o governador do Estado, Cid Gomes, terem anunciado uma série de vantagens como a distribuição de cisternas de polietileno através do novo programa firmando mediante parceria entre as duas esferas governamentais, acelerando a assistência a quem necessita de água, a ASA discorda da medida.

Além do novo modelo de reservatório, o novo arranjo proposto pelos governantes elimina um processo histórico de suporte ao sertanejo. Segundo Cristina Nascimento, a sociedade civil organizada está sendo descartada desse processo, transformado em política pública de governo, quando Lula era presidente do Brasil.

Representante do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido, o engenheiro agrônomo Alessandro Nunes explica a preocupação com a mudança adotada pelo Governo Federal: com a implantação de cisternas de material sintético, a economia rural será afetada. Não haverá mais capacitação dos agricultores para construção das cisternas de placa, como são conhecidas esses tipos de cisterna de alvenaria. A qualidade da água após o armazenamento nesse tipo de depósito também é questionada. Como as novas cisternas tem como matéria prima produtos químicos, ainda não se sabe quais problemas poderão causar à saúde humana, segundo ele.

O técnico também demonstra preocupação quanto à possibilidade de remoção das novas cisternas. Após o recebimento do equipamento, alguns beneficiados podem querer negociar com outros moradores e até com donos de pequenas propriedades rurais. Ele também teme interferência política de prefeitos, vereadores e deputados. Como o projeto que integra o plano Brasil Sem Miséria passa a ser administrado pelos governos do Estado e dos Municípios, poderão escolher quem terá direito ao kit, prejudicando a neutralidade adotada pela ASA.

Desafio

O encontro dos representantes da ASA havia sido confirmado pela assessoria do MDS até o encerramento desta edição. Entretanto, através de nota, o Ministério se manifestou: "Trata-se de um enorme desafio que, necessariamente, traz para o centro da agenda nacional toda a experiência acumulada dos governos e da sociedade civil na construção das cisternas, em especial a metodologia desenvolvida pela Articulação do Semiárido (ASA). Queremos e vamos continuar esse trabalho. Para isso, o Plano Brasil Sem Miséria (BSM) tem como meta instalar cisternas e outros equipamentos de abastecimento de água para 750 mil famílias do semiárido em dois anos".

Conforme o MDS, de 2003 a 2010, com recursos do Governo Federal, o semiárido recebeu 325 mil cisternas, numa média de 40 mil por ano. Mas, para agilizar o benefício às famílias, o Governo Federal precisa ampliar parcerias e buscar novas alternativas tecnologicamente viáveis. Assim, os Ministérios da Integração Nacional, do Meio Ambiente, além do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste e Funasa se uniram a esse desafio.

A ampliação da parceria com Estados, Municípios e organizações da sociedade civil também é fundamental para a eficácia da ação, segundo o governo.

Ampliação

Conforme a nota, não se trata de uma troca de modelos de cisternas, mas de uma ampliação das alternativas existentes, de modo a garantir, mais rapidamente, que a meta de levar água para a população residente no semiárido seja alcançada.

Como resultado dessa nova estratégia, este ano o Governo Federal conseguiu incrementar a produção de cisternas, atingindo 315 mil unidades: 84,7 mil entregues, 68,8 mil em construção e 161,7 mil em fase de licitação ou contratação. Do total, 255 mil são do modelo de placas e 60 mil de polietileno.

Dessa forma o MDS justifica não proceder a afirmação de substituição das cisternas de placa. Ao contrário, mais que dobrou a média anual de construção dessas cisternas, ampliando os arranjos de execução dessa tecnologia social.

Serão milhares de famílias que terão sua cidadania ampliada, e melhores condições de vida e de inclusão produtiva, na avaliação do Ministério. "Reafirmamos a importância de contar com todos os parceiros comprometidos em levar água para milhares de brasileiros e em contribuir para a superação da miséria", finaliza a nota.

Atendimento

70% é a média de Municípios atendidos no Ceará com as cisternas de placas. 51.788 reservatórios do tipo já foram construídos no Estado

Articulação do Semiárido (ASA) - Ceará Rua Capitão Gustavo, 847, (85) 3247.1660 Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) , (61) 3433.1021 (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Postado por: Jornalismo - SMC

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Decretado ponto facultativo em Quixeramobim

O Prefeito Municipal de Quixeramobim, Edmilson Correia de Vasconcelos Júnior, de conformidade com o Decreto Executivo 3.548 de 21 de dezembro, decretou ponto facultativo nos dias 23 e 30 de dezembro, em função dos festejos natalinos e do réveillon, com exceção apenas dos serviços essenciais.

Alunos autografam livro “Casos e Causos: um encontro da cultura popular ”

 
Foi realizada na manhã de hoje, no Liceu Alfredo Almeida Machado, de Quixeramobim, sessão de autógrafos do livro “Casos e Causos: um encontro da cultura popular”, uma coletânea de contos produzidos pelos próprios alunos da escola.
A iniciativa é fruto de uma parceria com a Crede 12 e o Liceu de Quixeramobim, que desenvolveram um trabalho de incentivo à pesquisa e aprendizagem para o conhecimento de histórias que o povo conta, especificamente no município de Quixeramobim, no Sertão Central.
Em entrevista ao Programa Sérgio Machado com o povo, da Rádio Campo Maior (AM 840) na edição desta quinta-feira, 22, Patrícia Saldanha Vasconcelos, professora orientadora do Laboratório de Informática, destacou o principal objetivo de lançar um livro contendo contos e causos do município de Quixeramobim: “O objetivo principal do projeto é resgatar a história através dos relatos das pessoas mais velhas, a partir de pesquisas, valorizando assim o passado e fomentando o valor da cultura de Quixeramobim”, disse.
Segundo o historiador e professor do Liceu de Quixeramobim, Neto Camorim, a iniciativa contribui para valorização e a preservação da memória e da cultura locais: “Acredito que uma iniciativa como essa contribuirá para desmistificar a crença de que a história é algo somente ao alcance daquelas pessoas formadas nas universidades e que exercitam o ofício de ser um historiador ou escritor. Penso que seja necessário, cada vez mais valorizar todos os saberes para que possamos contribuir para uma história que de fato represente a nossa identidade cultural e preserve a nossa memória, seja ela individual ou coletiva, através de relatos de fatos, lendas ou causos apresentados no livro”, destacou o professor.
Os interessados em adquirirem o livro devem procurar o Liceu de Quixeramovim, na Avenida Dr. Joaquim Fernandes, onde exemplares do mesmo estão disponíveis para venda.

Postado por: Jornalismo - SMC

Justiça manda soltar preso octogenário

A juíza de Direito plantonista da Comarca de Boa Viagem, Suyane Macedo de Lucena, respondendo pela Comarca de Quixadá, determinou nesta terça-feira,20, asoltura do aposentado octogenário Raimundo Aquino. A decisão da magistrada foi tomada logo após a autora da execução de débito alimentar informar o pagamento integral da dívida, além de considerar a idade avançada e problemas de saúde do preso.

Raimundo Aquino, que no dia 10 de janeiro completará 84 anos, estava detido na Delegacia Regional de Policia Civil de Quixadá, desde a segunda-feira, 19, por força do Mandado de Prisão Cível.  Ele recebeu o alvará de soltura na manhã desta quarta-feira, 21. Acompanhado de filhos seguiu para a localidade de Riacho Verde, na zona rural de Quixadá, onde reside.

Durante o período de cárcere o idoso confirmou ser o pai de um menino com a denunciante, e jamais contestou a paternidade, não havendo a necessidade submeter-se a exame de DNA. Hoje, o filho tem 15 anos de idade. Indagado sobre a virilidade aos 68 anos de idade. Bem humorado, sorriu e revelou o segredo: catuaba, amendoim, ovo de pata e um rabo de saia novinho.

Raimundo Aquino é pai de 12 filhos, 10 deles do primeiro casamento. Vanuza Freitas de Aquino é um deles. Ela disse que o pai sempre foi disposto. Ao se separar da mãe dela foi embora para a Serra do Estevão, onde passou a trabalhar em uma fazenda. Por lá continuou suas desventuras amorosas. Ele é pai de outro rapaz, de 16 anos, do relacionamento com outra mulher, mas sempre fez questão de cumprir com suas obrigações.

Quanto à pensão alimentícia, embora tenha sido estipulado o pagamento de 10% do valor da aposentadoria dele, R$ 54,00, o idoso afirma que desde 2006, tem efetuado os pagamentos mensalmente. Dentre outras curiosidades sobre o aposentado, a mãe do filho assumido por ele tem mais cinco filhos, cada qual de um pai diferente. O Viagra, usado no tratamento da disfunção erétil, surgiu no Brasil em 2003, somente sete anos após o nascimento do último filho de Raimundo Aquino. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Participação das "irmãs Rêgo" no Programa Sérgio Machado Com O Povo


Participação das irmãs Socorrinha do Rêgo e Carminha do Rêgo no Programa Sérgio Machado Com O Povo da Rádio Campo Maior AM 840 de Quixeramobim-CE, no último dia 19 de dezembro de 2011.

Livro “Casos e Causos” será autografado nesta quinta, no Liceu

Na manhã desta quinta-feira, 22, a partir das 09h acontecerá nas dependências do Liceu Deputado Alfredo Almeida Machado, em Quixeramobim, a manhã de autógrafos do livro “Casos e Causos: um encontro da cultura popular”, produzido pelos alunos da escola.

O livro é fruto de uma parceria com a Crede 12 e o Liceu de Quixeramobim que desenvolveram um trabalho de incentivo à pesquisa e aprendizagem para o conhecimento de histórias que o povo conta, especificamente no município de Quixeramobim, no Sertão Central.

O objetivo principal do projeto é resgatar a história através dos relatos das pessoas mais velhas, a partir de pesquisas, valorizando, assim, o passado e fomentando o valor da cultura de Quixeramobim.

Todo o desenvolvimento e acompanhamento do projeto foi feito pelos professores do LEI (Laboratório de Educação e Informática) e do Centro de Multimeios da unidade educacional.

Postado por: Jornalismo - SMC

Hospital do Sertão Central deve ser inaugurado em 2013

O terceiro hospital regional do Ceará, a ser construído em Quixeramobim, deve ser entregue em 2013. O Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central, que terá área total construída de quase 20 mil metros quadrados, vai receber investimento de R$ 83 milhões. O governo já iniciou a análise de 17 propostas no processo de licitação para a construção da unidade.

Caso não haja recurso ao resultado final, a expectativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) é que em janeiro ocorra a assinatura da ordem de serviço para o início das obras, que devem ser concluídas em 16 meses. O novo hospital, com 374 leitos disponíveis, terá perfil terciário e vai atender a casos de alta complexidade. Ao todo, 612 mil habitantes dos municípios da região vão ser beneficiados.

Outras unidades

O governo inaugurou, em abril, o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. Com 284 leitos, a unidade beneficia mais de 1 milhão de habitantes dos 44 municípios do Cariri e das regionais de Iguatu e Icó.

Já o Hospital Regional Norte (HRN), que está sendo construído em Sobral, e terá capacidade de realizar cerca de 60 cirurgias por dia e 1.300 hospitalizações por mês, tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2012.

Conforme o titular da Sesa, Arruda Bastos, a inauguração dos três hospitais vai melhorar o atendimento no Interior. “Os pacientes não vão precisar vir à Fortaleza para ter atendimento especializado. Também vai beneficiar Fortaleza”.

A construção de outros dois hospitais também devem reforçar a Rede Estadual de Saúde. O Hospital Regional Metropolitano do Ceará deverá ser entregue antes da Copa de 2014. A outra unidade está prevista para ser construída no Maciço de Baturité, caso se confirme à implantação do curso de Medicina na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Rita Brito
ESPECIAL PARA O POVO
ceara@opovo.com.br

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

O Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central deve ficar pronto em 2013. Será construído em Quixeramobim, a 203 quilômetros da Capital, graças a uma eleição dos moradores da região. Quando estiver finalizado, será o terceiro hospital regional do Estado.

Serviço
Mais informações: (85) 3366 7437, 3332 1568 ou www.unilab.edu.br (Fonte: O Povo Online)

Postado por: Jornalismo - SMC

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Colisão entre carro e caminhão deixa trânsito complicado em Quixeramobim

Na manhã desta terça-feira, 20, uma pequena colisão entre um carro e um caminhão deixou o trânsito no centro da cidade de Quixeramobim, no Sertão Central, muito complicado.

Segundo informações da polícia, o caminhão furgão de placa NEW 2797, conduzido por Francisco Diogo, 20, colidiu na lateral do veículo Scort cinza, de placa HVC 4277, de posse do Senhor Francisco Galdino de Lima, 54 anos. O trânsito no local da colisão e em ruas adjacentes ficou complicado devido ao acidente ter acontecido no principal cruzamento do centro da cidade, entre a Avenida Dr. Joaquim Fernandes e a Rua Monsenhor Salviano Pinto.

A Autarquia Municipal de Trânsito de Quixeramobim (AMTQ) esteve no local para controlar o fluxo intenso de veículos no cruzamento. De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito, os condutores dos veículos serão ouvidos para saber o motivo da colisão.

Postado por: Jornalismo - SMC

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Encerrada III Quiarte – Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central

Durante quatro dias o município de Quixeramobim presenciou o que há de mais simbólico na face do artista, na música de um cantor, na manifestação de um mestre, na arte de um povo que vive pela tradição da cultura.

A III Quiarte – Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central chegou ao fim. Na noite deste domingo, dia 18, a Praça da Estação foi o palco do encerramento oficial da Mostra. O presidente do Sistema Maior de Comunicação e Fundação Canudos, Sérgio Machado, discursou agradecendo a todos que colaboraram direta e indiretamente para a realização do evento.

Acompanhe na íntegra o discurso:

 “Chegamos ao encerramento da terceira edição da Quiarte com o sentimento de que é possível sim, realizar um evento onde toda a família, todos os públicos possam participar, se divertir e ter acesso a um produto cultural de qualidade.

Shows que reafirmam a nossa identidade cultural e valorizam a nossa arte, exposições que são uma vitrine da produção artística local, oficinas de teatro, circo, teatro de bonecos e teatro de rua, qualificando os nossos adolescentes, dando-lhes a oportunidade de manifestarem ou até mesmo descobrirem seus talentos, sessões de cinema com conteúdo cultural, artístico e pedagógico e diversas apresentações que proporcionaram reflexão, alegria e informação.

Neste quarto dia de Quiarte, tentamos dar o máximo de contribuição para a arte e a cultura. A Quiarte tem um impacto positivo e forte no nosso município, movimentando o setor hoteleiro, comércio e serviços, mas maior do que isso é o legado deixado para todos aqueles que tiveram acesso aos eventos realizados ao longo desses dias.

A magia do circo, o teatro, a dança, as manifestações folclóricas que preservam nosso patrimônio estiveram presentes durante a III Quiarte, transformando nossa cidade num grande palco, dando um show de cultura. A semente foi plantada, regada e precisa mais ainda ser cultivada no nosso dia a dia, seja através das ações da Fundação Canudos, seja nas iniciativas do poder público.
A Quiarte veio mostrar que quando se dá acesso à arte e a cultura, o público reage, acolhendo, participando, se apropriando de seus espaços, exercendo sua cidadania através do direito de acesso à cultura.

Diante de tamanha responsabilidade, a Fundação Canudos mergulhou de cabeça nesse projeto, não mediu esforços para realizar essa terceira edição da Mostra, que contou com diversos parceiros, apoio e incentivo de dezenas de pessoas.

Não citaremos nomes para não corrermos o risco de cometer injustiças, mas gostaríamos de agradecer a todos que direta ou indiretamente estiveram conosco, a todo o público que nos prestigiou, aos artistas que se apresentaram e aos nossos patrocinadores”.

A III Quiarte – Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central foi uma realização da Fundação Canudos, promoção do Sistema Maior de Comunicação, com produção executiva da J.A. Lima Produções e contou com patrocínio do Banco do Nordeste, Nacional Gás, Indaiá, Secretaria de Cultura do Estado, Assembléia Legislativa do Ceará, Caixa Econômica Federal e Governo do Estado do Ceará. Contou ainda com o apoio cultural da Coelce e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Quixeramobim, Governo Federal, Lei Rouanet, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, SEBRAE e SESC.

Postado por: Jornalismo - SMC

domingo, 18 de dezembro de 2011

Homenagem Alfredo Machado

Discurso de Sérgio Eduardo Holanda Machado na solenidade de entrega da Comenda Alfredo Machado (Troféu Benjamim) na noite deste sábado, 17, no auditório do Hotel Veredas do Sertão.

Sérgio Machado, diretor geral do evento deu as boas vindas e em seu discurso falou da importância de realizar um evento do porte da Quiarte.

Show de Chico Pessoa na III Quiarte

Na noite deste sábado, 17, o cantor e compositor Chico Pessoa fez a festa e a alegria do público que compareceu na Praça da Estação para acompanhar mais uma noite de shows da III Quiarte.

Chico interpretou grandes hits que marcaram sua carreira, além de parcerias de sucesso.

Emoção marca a solenidade de entrega do Troféu Benjamim

 A comenda Alfredo Machado, outorgada pela Fundação Canudos, através do Troféu Benjamim, foi entregue neste sábado, dia 17, às 19h30min, no auditório do Hotel Veredas do Sertão, dentro da programação da III Quiarte - Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central, a três personalidades que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento, valorização e defesa dos interesses do município de Quixeramobim.
Sérgio Machado, diretor geral do evento deu as boas vindas e em seu discurso falou da importância de realizar um evento do porte da Quiarte. Em seguida, os homenageados ex-deputado federal, Leorne Belém; o médico e ex-prefeito de Quixeramobim, Antonio Almeida Machado; e a artista plástica Bianca Menescal foram chamados para as homenagens. No final, o prefeito da cidade, Edmilson Junior, discursou ressaltando que "é necessário realizar eventos como o QUIARTE, pois dinamiza o setor cultural de Quixeramobim".
O evento chega a sua terceira edição e trouxe para brindar os convidadosos show dos músicos instrumentistas cearenses Mimi Rocha e Bob Mesquita.
A Homenagem Alfredo Machado é um momento que marca a Mostra e reúne filhos e amigos de Quixeramobim em torno de um objetivo justo e merecido: o reconhecimento à contribuição de personalidades que se destacam dentro de suas áreas de atuação no trabalho em prol da terra de Antonio Conselheiro, como fez Alfredo Machado
 

Acompanhe o registro fotográfico da solenidade:














Postado por: Jornalismo - SMC

Último dia de III Quiarte

Após três dias de muita música, teatro, dança, circo, filmes, artes visuais e manifestações culturais, a III Quiarte - Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central, chega ao seu último dia com vários espetáculos para alegrar toda a população de Quixeramobim e região.

Confira o que está preparado para o último dia de evento.

Dia 18 de dezembro de 2011 (Domingo)
8h - Exibição de filmes - O Reino dos gatos (longa) e A galinha Dorotéia e a semente dourada (curta) - Salão Paroquial
9h - III Salão de Artes Plásticas - Casa de Antônio Conselheiro
15h - Espetáculo Infantil com a Residência Artística de Sapateado - Confia em mim - Teatro do Memorial Antônio Conselheiro
16 h - Teatro de Bonecos com o Grupo Formosura - A Bruxa Catifunda - Tenda Praça da Matriz
17h - Hora do Palhaço, com Palhaço Colorau - Tenda na Praça da Matriz
18h - Espetáculo circense com a Trupe Cangaias - O Santo e a Porca - Tenda na Praça da Matriz
20h - Encerramento oficial - Praça da Estação
21h - Show de Azanias e banda - Praça da Estação
22h - Show da banda Fulô da Aurora - Praça da Estação
00h - Show da banda Dona Zefinha - Praça da Estação

Serviço:
III Quiarte – Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central – Quixeramobim-CE
Promoção: Sistema Maior de Comunicação
Realização: Fundação Canudos
Produção executiva: J.A. LIMA Produções
Patrocínio: Banco do Nordeste, Nacional Gás, Indaiá, Secretaria de Cultura do Estado e Assembléia Legislativa do Ceará
Co-patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo do Estado do Ceará.
Apoio cultural: Coelce
Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Quixeramobim, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Quixeramobim, Governo Federal, Lei Rouanet, Lei Estadual de Incentivo à cultura, Sebrae e SESC. Todas as atividades são gratuitas.

Postado por: Jornalismo - SMC

Chico Pessoa anima público Quixeramobinense

  Na noite deste sábado, 17, o cantor e compositor Chico Pessoa fez a festa e a alegria do público que compareceu na Praça da Estação para acompanhar mais uma noite de shows da III Quiarte.
Chico interpretou grandes hits que marcaram sua carreira, além de parcerias de sucesso.

Confira a programação deste domingo:

8h - Exibição de filmes - O Reino dos gatos (longa) e A galinha Dorotéia e a semente dourada (curta) - Salão Paroquial
9h - III Salão de Artes Plásticas - Casa de Antônio Conselheiro
15h - Espetáculo Infantil com a Residência Artística de Sapateado - Confia em mim - Teatro do Memorial Antônio Conselheiro
16 h - Teatro de Bonecos com o Grupo Formosura - A Bruxa Catifunda - Tenda Praça da Matriz
17h - Hora do Palhaço, com Palhaço Colorau - Tenda na Praça da Matriz
18h - Espetáculo circense com a Trupe Cangaias - O Santo e a Porca - Tenda na Praça da Matriz
20h - Encerramento oficial - Praça da Estação
21h - Show de Azanias e banda - Praça da Estação
22h - Show da banda Fulô da Aurora - Praça da Estação
00h - Show da banda Dona Zefinha - Praça da Estação

Serviço:
III Quiarte – Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central – Quixeramobim-CE
Promoção: Sistema Maior de Comunicação
Realização: Fundação Canudos
Produção executiva: J.A. LIMA Produções
Patrocínio: Banco do Nordeste, Nacional Gás, Indaiá, Secretaria de Cultura do Estado e Assembléia Legislativa do Ceará
Co-patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo do Estado do Ceará.
Apoio cultural: Coelce
Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Quixeramobim, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Quixeramobim, Governo Federal, Lei Rouanet, Lei Estadual de Incentivo à cultura, Sebrae e SESC. Todas as atividades são gratuitas.

Postado por: Jornalismo - SMC

sábado, 17 de dezembro de 2011

Apresentação do Tribo de Jah na III Quiarte

Apresentação da banda de reggae Tribo de Jah na noite desta sexta-feira, 16, na Praça da Estação, dentro da programação da III Quiarte - Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central.

Apresentação do Grupo Cacimba de Aluá na III Quiarte

Apresentação do grupo de forró pé-de-serra Cacimba de Aluá na noite desta sexta-feira, 16, na Praça da Estação, dentro da programação da III Quiarte - Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central.

Teatro do Memorial abre as portas neste sábado

O Teatro do Memorial Antonio Conselheiro, abre as portas neste sábado,17, para a III Quiarte. Haverá apresentação às 17 horas do Teatro infantil com a Cia Arrumação - A Princesa e o Piolho e as 20h30 o Teatro com a Cia. Mais Caras de Teatro – Pratativando.

Amanhã, dia 18, às 15 horas, o espetáculo Infantil com a Residência Artística de Sapateado - Confia em mim.

Programação:

Dia 17 de dezembro de 2011 (Sábado)

9h - Exibição de filmes - As aventuras de Azur e Asmar (longa) e A Feira da Fantasia (curta) - Salão Paroquial
9h - III Salão de Artes Plásticas - Casa de Antônio Conselheiro
15h - Teatro de Bonecos com o Grupo Formosura - O Boi Estrela - Salão Paroquial
17h - Teatro infantil com a Cia Arrumação - A Princesa e o Piolho - Teatro do Memorial Antônio Conselheiro
18h - Teatro de Bonecos com o Grupo Formosura - A Bruxa Catifunda - na Tenda na Praça da Matriz
18h30 - Hora do palhaço, com Palhaço Baratinha - Tenda na Praça da Matriz
19h30 - Cerimônia de entrega do Troféu Benjamin - Auditório do Hotel Veredas do Sertão
20h30 - Teatro com a Cia. Mais Caras de Teatro - Pratativando -Teatro do Memorial Antônio Conselheiro
21h30 - Grupo de Dança do Pólo Antônio Holanda Cavalcante - Tenda na Praça da Matriz
22h - Show musical de John Robson e Banda - Praça da Estação
23h30 - Show musical de Chico Pessoa - Praça da Estação

Dia 18 de dezembro de 2011 (Domingo)
8h - Exibição de filmes - O Reino dos gatos (longa) e A galinha Dorotéia e a semente dourada (curta) - Salão Paroquial
9h - III Salão de Artes Plásticas - Casa de Antônio Conselheiro
15h - Espetáculo Infantil com a Residência Artística de Sapateado - Confia em mim - Teatro do Memorial Antônio Conselheiro
16 h - Teatro de Bonecos com o Grupo Formosura - A Bruxa Catifunda - Tenda Praça da Matriz
17h - Hora do Palhaço, com Palhaço Colorau - Tenda na Praça da Matriz
18h - Espetáculo circense com a Trupe Cangaias - O Santo e a Porca - Tenda na Praça da Matriz
20h - Encerramento oficial - Praça da Estação
21h - Show de Azanias e banda - Praça da Estação
22h - Show da banda Fulô da Aurora - Praça da Estação
00h - Show da banda Dona Zefinha - Praça da Estação

Serviço:
III Quiarte – Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central – Quixeramobim-CE
Promoção: Sistema Maior de Comunicação
Realização: Fundação Canudos
Produção executiva: J.A. LIMA Produções
Patrocínio: Banco do Nordeste, Nacional Gás, Indaiá, Secretaria de Cultura do Estado e Assembléia Legislativa do Ceará
Co-patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo do Estado do Ceará.
Apoio cultural: Coelce
Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Quixeramobim, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Quixeramobim, Governo Federal, Lei Rouanet, Lei Estadual de Incentivo à cultura, Sebrae e SESC. Todas as atividades são gratuitas.

Postado por: Jornalismo - SMC

Show na III Quiarte: Chico Pessoa em Quixeramobim


O município de Quixeramobim se prepara para receber o irreverente cantor e compositor Chico Pessoa. O artista estará logo mais, as 23h30, na Praça da Estação.

A Fundação Canudos promove um verdadeiro resgate da arte e cultura no coração do Ceará, que pulsa mais forte com a realização da III Quiarte.

Confira a programação de hoje, dia 17:

9h - Exibição de filmes - As aventuras de Azur e Asmar (longa) e A Feira da Fantasia (curta) - Salão Paroquial
9h - III Salão de Artes Plásticas - Casa de Antônio Conselheiro
15h - Teatro de Bonecos com o Grupo Formosura - O Boi Estrela - Salão Paroquial
17h - Teatro infantil com a Cia Arrumação - A Princesa e o Piolho - Teatro do Memorial Antônio Conselheiro
18h - Teatro de Bonecos com o Grupo Formosura - A Bruxa Catifunda - na Tenda na Praça da Matriz
18h30 - Hora do palhaço, com Palhaço Baratinha - Tenda na Praça da Matriz
19h30 - Cerimônia de entrega do Troféu Benjamin - Auditório do Hotel Veredas do Sertão
20h30 - Teatro com a Cia. Mais Caras de Teatro - Pratativando -Teatro do Memorial Antônio Conselheiro
21h30 - Grupo de Dança do Pólo Antônio Holanda Cavalcante - Tenda na Praça da Matriz
22h - Show musical de John Robson e Banda - Praça da Estação
23h30 - Show musical de Chico Pessoa - Praça da Estação

Serviço:
III Quiarte – Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central – Quixeramobim-CE
Promoção: Sistema Maior de Comunicação
Realização: Fundação Canudos
Produção executiva: J.A. LIMA Produções
Patrocínio: Banco do Nordeste, Nacional Gás, Indaiá, Secretaria de Cultura do Estado e Assembléia Legislativa do Ceará
Co-patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo do Estado do Ceará.
Apoio cultural: Coelce
Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Quixeramobim, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Quixeramobim, Governo Federal, Lei Rouanet, Lei Estadual de Incentivo à cultura, Sebrae e SESC. Todas as atividades são gratuitas.

Postado por: Jornalismo - SMC

Homenageados recebem hoje Comenda Alfredo Machado

A comenda Alfredo Machado, outorgada pela Fundação Canudos, homenageará, através do Troféu Benjamim, às 19h30min de hoje, dia 17 de dezembro de 2011, no auditório do Hotel Veredas do Sertão, dentro da programação da III Quiarte - Mostra de Arte e Cultura do Sertão Central, três personalidades que se destacam pela efetiva contribuição ao desenvolvimento, valorização e defesa dos interesses do município de Quixeramobim.

O evento chega a sua terceira edição homenageando o ex-deputado federal, Leorne Belém, o médico e ex-prefeito de Quixeramobim, Antonio Almeida Machado e a artista plástica Bianca Menescal.

Serviço:
Comenda Alfredo Machado
Data: 17 de dezembro de 2011
Horário: 19h30min
Local: Auditório do Hotel Veredas do Sertão

Postado por: Jornalismo - SMC