REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 7 de junho de 2011

Quixeramobim: Fé e devoção movem fiéis na Caminhada de Santo Antônio

O município de Quixeramobim no Sertão Central cearense vive dias de festa por seu Padroeiro, Santo Antonio. A tradição é antiga, e ainda é mantida até os dias atuais. Consta na programação da festa religiosa a Caminhada de Santo Antônio. Centenas de fieis acordam cedo para seguirem nas ruas do município em peregrinação, rezando e pedindo ao santo graças.
A população não se intimida com o frio e muito menos em acordar de madrugada para seguir o Santo. De todos os lugares aparecem os devotos. Tudo começa ao som da primeira batida do sino da Igreja Matriz, que serve de despertador para os fieis. Aos poucos eles vão chegando, e se juntando. Ao som da segunda batida eles saem, com a imagem de Santo Antônio à frente. Durante o percurso pelas ruas, são entoados cânticos em devoção ao Padroeiro, mensagens reflexivas, e trechos da bíblia. As ruas por onde passa o cortejo religioso ficam enfeitadas. Ao final é realizada uma partilha de alimentos, onde todos tomam ordenadamente café da manhã.
A Caminhada de Santo Antônio é realizada há anos, todos os dias, na festa do Padroeiro, tendo sempre como destino os bairros mais distantes da Igreja. A imagem do Santo fica na comunidade acolhedora durante o dia inteiro onde acontecem diversificadas atividades, até retornar, à noite, para a Igreja Matriz. O roteiro das caminhadas é elaborado pela Paróquia de Santo Antônio.

Postado por: Jornalismo - SMC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo