REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Em breve Quixeramobim ganhará radar meteorológico


Segundo a Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado, o Ceará ganhará até o próximo mês um novo radar meteorológico. O equipamento permitirá calcular com precisão a chegada de chuvas, sua intensidade, as áreas a serem atingidas, bem como a ocorrência de descargas elétricas e granizo, em todas as regiões do Estado.

O equipamento está sendo instalado na Serrinha de Santa Maria, local a 700 metros de altitude e situado no município de Quixeramobim, a obra receberá até sua conclusão o investimento de R$ 12 milhões, por parte do Governo Estadual, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Pelo município ser o epicentro cearense, a área de cobertura do radar será extremamente precisa, pois alcançará 400 quilômetros de extensão. Com este alcance será possível monitorar em tempo real todas as regiões do Ceará e ainda parte dos Estados de Pernambuco, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte, possibilitando ações preventivas, com possibilidade de disponibilizar informações 6 horas antes da ocorrência de fenômenos climáticos, como frentes frias.

O Governo do Estado está garantindo toda a infraestrutura do local para o bom funcionamento do aparelho. Exemplo disso é a construção de uma estrada ligando a sede do município de Quixeramobim ao pico da serra, trecho com extensão de 12 quilômetros e investimento de R$ 1,3 milhão.

Benefício


Um dos principais setores que será beneficiado com a instalação do novo radar será a agricultura. Em entrevista à assessoria de imprensa do Estado, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta, destacou a importância do Programa do Governo do Estado, “Hora de Plantar” aliado ao monitoramento da umidade do solo em toda a região. “No semiárido, por exemplo, há a diferença para quem planta pela manhã e quem planta à tarde. Cada agricultor terá o extrato de quanto choveu na plantação dele. Nós já temos o programa de distribuição de sementes que, casado com o monitoramento das chuvas, os 300 mil agricultores vão iniciar o plantio na hora apropriada”, afirma.

Postado por: Jornalismo - SMC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo