
Pesquisa encomendada pelo IG ao Instituto Vox Populi aponta que o atual governador do Estado seria reeleito já no primeiro turno com 51% dos votos, caso as eleições fossem hoje. O segundo colocado seria o ex-governador Lúcio Alcântara, com 20% e o terceiro, Marcos Cals, com 10%. Marcelo Silva do PV tem 1% e os demais candidatos não pontuaram. A pesquisa foi realizada no período de 21 a 23 de agosto, ouviu 800 eleitores e foi registrada no TSE sob o número 25593/2010. Há pouco mais de um mês do pleito a campanha esquenta a cada dia. Apesar de brancos e nulos totalizarem 4% e indecisos 14%, segundo a pesquisa, 69% dos entrevistados disseram que não mudarão seus votos e 29% admitiram que ainda podem mudar.
Cid Gomes é apontado como candidato com mais chances de vitória por 68%, ou seja, até mesmo por quem não declara intenção de voto nele. Segundo 13% dos entrevistados Lúcio Alcântara seria o eleito. Cid tem o maior índice de rejeição, com 20%, enquanto Lúcio tem 19% e Marcos Cals 8%. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. De acordo com o Vox Populi, na pesquisa espontânea Cid tem 37% contra 12% de Lúcio. Já para o senado, Tasso Jereissati teria garantida a primeira vaga, com 31% das intenções, seguido por Eunício Oliveira(PMDB) e Pimentel(PT), empatados com 14%. Tarcísio Leitão (PCB), Alexandre Pereira (PPS) e Milene Torres (PSOL) obtiveram cada, 1% das intenções. Brancos e nulos somam 7% e os indecisos 25%. Diante deste universo e dos desencontros entre peemedebistas e petistas divulgado pela imprensa, podemos aguardar uma disputa acirrada pelos votos, principalmente dos indecisos. As candidaturas de Pimentel e Eunício tendem a se distanciar cada vez mais e a tendência é testemunharmos muito em breve o “cada um por si”.
Os dados apresentados consideram a soma das votações para as duas vagas disponíveis para o Estado no Senado Federal. Quando indagados sobre o primeiro voto, 47% dos entrevistados manifestaram preferência por Tasso, 13% por Eunício e 10% por Pimentel. 60% deles acreditam que Tasso será eleito para a primeira vaga ao Senado e 28% apostam em Eunício. Já os que acreditam ser a segunda vaga de Pimentel somam 20%.
Na disputa pela Presidência da República, Dilma Roussef(PT) disparou na preferência do eleitorado do Estado, com 67% das intenções, contra 20% de José Serra(PSDB) e 5% de Marina Silva (PV). Os brancos e nulos são 4%, mesmo percentual dos indecisos.
O governo Cid Gomes tem avaliação positiva de 54%, regular de 34% e negativa de 10%. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma das maiores taxas de aprovação no Estado, 90% de positivo e 10% de regular. O índice de avaliação negativa de Lula no Ceará é de 0%.
Postado por: Jornalismo - SMC.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo