A Procuradoria Regional Eleitoral no Estado do Rio de Janeiro (PRE-RJ) divulgou nota à imprensa em que rechaça comentários postados na página pessoal de Anthony Garotinho. Lá, um internauta identificado como Pedro Cunha, insinua, entre ironias referentes ao atual governador do Rio de Janeiro - Sérgio Cabral (PMDB) -, que a procuradora Silvana Batini César Goes, responsável pelo pedido de inelegibilidade do político, "será assaltada em uma rua escura e, por resistir ao assalto, baleada e morta pelos 'assaltantes'".
Garotinho foi impedido de se candidatar nas próximas eleições por conta de abuso de poder econômico no pleito municipal, em 2008, quando sua esposa, Rosinha, foi eleita prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ). A decisão determinou, ainda, que a prefeita deixe o cargo, o que a torna inelegível pelos próximos três anos.
No entendimento do Tribunal, o comentário constitui uma ameça à vida da procuradora e, em nota, a Procuradoria lembra que "os candidatos devem evitar a todo custo situações como estas, utilizando ferramentas eficazes de moderação de sites e blogs, evitando que estes sejam usados para ofender quem quer que seja ou incitar qualquer tipo de crime". O órgão salienta que o "qualquer ataque a um membro do MPF é inútil, porque os procuradores e promotores eleitorais trabalham em conjunto, em unidade".
O moderador da página de Garotinho, Luis Filipe Melo, admitiu que o leitor foi "infeliz", mas que o posicionamento do internauta foi irônico dando conta da "coragem" da procuradora em contrariar Cabral. "Acho que foi uma ironia, de mau gosto, com certeza, inapropriada, por mais que não tivesse a intenção. Já recebi a orientação, para que, a partir de agora, o cuidado seja redobrado na liberação de comentários", disse o moderador.
Por fim, Melo pontua que "jamais foi feita qualquer ameaça a quem quer que seja, nem Garotinho admitira usar o blog para intimidar a procuradora".
Além de ter registrado o caso na sessão do TRE-RJ em que foi anunciada a decisão de não acolher o recurso do casal Garotinho, o Tribunal pediu que a PRE-RJ investigue o incidente e, eventualmente, puna os responsáveis.
Portal Imprensa
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo