REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Boi mimoso faz a festa no dia do Folclore

A cidade de Quixeramobim ao longo dos anos vem mantendo viva a tradição do folclore nordestino, com o apoio as manifestações cultural e social, com destaque para o boi de reisado. Com esse enfoque a TV Diário mostrou para todo o Brasil no dia do folclore, o Boi Mimoso do Mestre Eduardo.

Em 2005, Antônio Batista da Silva o mestre Piauí recebeu do governo do estado o título de mestre da cultura, com a missão de passar adiante tudo que sabe sobre a manifestação folclórica do boi. De lá para cá, a cultura vem recebendo grande incentivo a partir da renovação dos brincantes do boi.

Naquele mesmo ano nasce na cidade o “boi mimoso”, um grupo de reisado composto por 15 crianças, tendo a frente o mestre Eduardo. Hoje, o grupo é um dos mais requisitados para apresentações em escolas e eventos culturais em Quixeramobim.

Ao longo desses anos, mestre Piauí vem acompanhando e orientando os jovens brincantes, com o intuito de não deixar morrer a cultura local. Outra revelação é Mateus, 12 anos, neto do Mestre e há cinco vem fazendo parte da brincadeira.

Mestre Eduardo confidenciou a nossa reportagem que se sente muito bem quando está brincando com os colegas; para ele, o aprendizado da cultura local com ênfase na tradição do boi de reisado, trata-se de importante ação que contextualiza a manutenção das tradições da cultura local, patrimônio histórico e cultural imaterial.
(Fonte: http://www.crisanto.jor.br)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo