REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Iniciam-se os festejos ao Padroeiro de Quixeramobim

O Município de Quixeramobim iniciou as comemorações ao Padroeiro Santo Antonio, neste domingo, 31, pela manhã, com uma passeata pelas principais ruas da cidade. Centenas de veículos entre carros, motos, bicicletas e até um trio elétrico fizeram o trajeto que culminou com a bênção dos veículos, em frente à Igreja Matriz e à Casa Paroquial, pelos padres Sérgio Oliveira e Adauto.

Logo após a bênção dos veículos foi realizada uma feijoada no Barracão de Santo Antonio, onde diversas famílias confraternizaram, animadas pelo clima de devoção que embala os festejos de Santo Antonio.

À noite, populares de todos os bairros da cidade caminharam até a Igreja Matriz, onde houve o hasteamento da bandeira do Padroeiro, feito pelo Padre José Van Esch, que por trinta e nove anos serviu a Paróquia de Santo Antonio e acabou de chegar da Holanda, sua terra natal, especialmente para a festa religiosa, sendo aclamado pelos fiés durante o ato que foi seguido de trezena e missa.

Após a celebração eucarística a população lotou a praça da Matriz e o Barracão de Santo Antonio, ponto de encontro dos devotos, onde são servidas comidas tipicamente nordestinas, como paçoca, vatapá, carneiro assado e baião de dois, ao som da banda de música Sebastião Doth e do forró de “Nonô e seus caçulas”. Até o dia 13 de junho, data do encerramento da festa, muitas apresentações culturais, dentre elas a presença de Zé Vicente, estão agendadas para o local.

Outra atração da Festa do Padroeiro é a apresentação da Banda Dominus, uma banda católica nacionalmente conhecida que promete atrair milhares de pessoas para a Praça Nossa Senhora de Fátima(Praça da Prefeitura), no dia 12 de junho.

A organização dos festejos ao padroeiro acredita que esta será uma das maiores festas já realizadas no município, tendo em vista a grande participação popular e também a expectativa de que com o feriado de Corpus Christi, que acontecerá dia 11, muitos conterrâneos e visitantes poderão comparecer este ano para celebrar o padroeiro e ainda prolongar a estadia na cidade.

Um comentário :

  1. Esperamos que os festejos de nosso padroeiro seja de fato momentos de reflexões religiosas e culturais. Não se admite que a segunda maior festa de santo antonio no Ceará,e que acontece há mais de 250 anos continue sendo tratada como algo provinciana de Quixeramobim, e com poucos investimentos como atividade de turismo religioso. Os festejos de Santo Antonio aqui tem conotações estaduais e precisa de uma maior visibilidade, através de um melhor planejamento para se preservar essa grande expressão cultural da religiosidade popular de Quixeramobim e do Ceará. Precisa ser cada vez mais um local de encontro de todo o povo dessa terra e dos cearenses diversos que nos visitam nessa época.

    ResponderExcluir

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo