Ocorreu que, conforme o relato de uma das estudantes, o motorista do ônibus que estava realizando o transporte, parou suas atividades e foi para casa, deixando alunos das duas instituições sem veículo. Como consequência, estes tiveram que voltar para suas residências a pé, em um trajeto de cerca de 6,5 km.
Contudo, a situação chegou a este ponto após a Prefeitura de Quixadá, tendo a frente o prefeito interino, João Paulo, não disponibilizar os ônibus da administração para fazer o transporte dos universitários. A justificativa da gestão é que todos os veículos estão em processo de manutenção.
A fim de não deixar que os estudantes ficassem prejudicados, as diretorias dos campi de Quixadá do IFCE e da UFC disponibilizaram seus ônibus, de forma voluntária, para realizar o transporte. Porém, as instituições realizam viagens de visitas técnicas, ou seja, nem sempre estes veículos estarão a disposição para transporte dos alunos.
E foi justamente o que ocorreu: Somente um ônibus da UFC estava realizando o transporte, pois, conforme o diretor do campus do IFCE de Quixadá, Hélder Caldas, “dos 3 motoristas” que a instituição possui, “2 estão em viagens de visitas técnicas e o que ficou já havia cumprido a sua jornada de trabalho durante o dia”.
Ainda de acordo com Hélder, “quaisquer que sejam as iniciativas de parte do IFCE e UFC no sentido de solucionar o problema, passa necessariamente pela gestão municipal”. Por isso, amanhã, 21, será realizada uma reunião com o prefeito interino, no intuito de que seja estabelecido um consentimento e o problema seja solucionado.
Após os estudantes criticarem o ocorrido, o diretor do campus do IFCE divulgou nota, onde declarou que o caso “é profundamente lamentável, além dos riscos aos quais todos os alunos estão submetidos […] Finalmente confessamos que estamos com muitas dificuldades em encontrar a saída. Prometo conversar com vocês [estudantes] após a conversa com o prefeito”.
Confira o vídeo divulgado através das redes sociais dos estudantes:

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo