Mesmo com o agravamento da crise hídrica neste quinto ano de seca no Ceará, a redução do consumo de água em Fortaleza e na Região Metropolitana (RMF) em setembro foi de apenas 5%. A economia foi menor do que o resultado de agosto (8%) e está longe da meta estipulada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
Na conta dos consumidores, a tarifa de contingência que prevê meta de redução de consumo de 10% valeu até 17 de setembro. No dia seguinte, passou para 20%. Mas as orientações para a diminuição de uso começaram mais de um mês antes.
“Estávamos esperando diminuição de pelo menos 10% (percentual de redução estabelecido no fim de 2015 e até hoje não alcançado) para que, a partir de outubro, passasse para os 20%”, cita o superintendente comercial da Cagece, Agostinho Moreira.
O volume consumido mensalmente pela Capital e RMF é de 12 milhões de m³ de água. A redução, em setembro, foi de 619 mil m³. A meta de 20% prevê economia de 2,4 milhões de m³.
Em setembro, cerca de 242 mil consumidores pagaram a tarifa de contingência por não terem atingido a meta de redução de consumo. O número representa 23% do total atendido pela Cagece na RMF. Em comparação com o mês anterior, são mais 27 mil usuários consumindo acima da meta.
Foram arrecadados R$ 6,6 milhões no mês passado. Desde dezembro, quando a cobrança extra começou, a tarifa rendeu à Cagece aproximadamente R$ 50 milhões. (Do O Povo Online)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo