REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Programa Quixeramobim Agora debate a Educação

O Programa Quixeramobim Agora do último sábado, 10, destacou a educação do Brasil, o índice de analfabetismo e os esforços dos governos em mudar este quadro.

Mais uma vez não se pôde contar com a participação de representantes da administração municipal para discutir a educação no âmbito do município. Apesar de ter sido convidada, a titular da Secretaria de Educação do Município, Professora Socorro Pinheiro não compareceu ou enviou representante, deixando assim muitos questionamentos feitos sem uma resposta do poder competente.

O objetivo do Sistema Maior de Comunicação ao promover esses debates e convidar sociedade civil e governo, é de forma isenta e imparcial dar oportunidade da sociedade discutir seus problemas, e os poderes constituídos darem publicidade de seus atos, mostrando a população os seus feitos, prestando conta do trabalho realizado.

A referida edição do programa contou com a participação de professores, diretores de escolas públicas e privadas, sindicalistas e, como de praxe, a participação popular, que buscava em vão respostas da municipalidade sobre os temas abordados, dentre eles, a merenda escolar e o transporte de alunos.

A merenda escolar gratuita nas escolas públicas de Quixeramobim foi um dos principais temas do debate onde a população através do telefone reclamou da qualidade da alimentação oferecida aos alunos, sem obter ao menos uma justificativa sobre o assunto ou sobre a forma como são realizadas as licitações, sempre vencidas pelo mesmo grupo de comerciantes da cidade.

Com relação ao transporte escolar uma das principais reclamações ficou por conta da segurança dos alunos. Populares também criticaram a forma como são tratados os alunos, principalmente das escolas da zona rural, que disputam espaço com os passageiros comuns nos transportes, muitas vezes fazendo o trajeto inteiro de pé, por não encontrarem cadeiras disponíveis para sentar. A principal denúncia foi de que ainda existem carros pau-de-arara atuando no transporte escolar, sem oferecer nenhuma segurança aos estudantes.

Ponderações sobre a estrutura da Educação à parte, os debatedores apontaram os esforços dos governos Federal e Estadual para combater o analfabetismo e facilitar o acesso dos estudantes à educação de nível superior com a criação de programas como a Universidade Aberta, Enem, Prouni, dentre outros.

Os professores: Aílton Brasil, Neto Camorim e Carlos Costa foram unânimes em afirmar que a evolução da educação passa necessariamente pela valorização do profissional docente e destacaram a falta de incentivos para que a juventude possa enxergar na educação o caminho para a verdadeira mudança do país.
(Fonte: Sistema Maior de Comunicação)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo