Será aberta oficialmente amanhã, com missa campal na Praça dos Romeiros, às 19 horas, a Romaria da Finados, em Juazeiro do Norte. A expectativa durante os próximos quatro dias é que a cidade receba cerca de 600 mil romeiros. Esta é a maior romaria do ano, com menos dias de realização. Este ano, as comemorações das quatro décadas da estátua do Padre Cícero será o ponto alto da festa, com lançamento de projeto de revitalização do espaço do horto e restauração do monumento.
Todos os setores de segurança estão sendo mobilizados, já que há uma reprogramação da atuação da segurança. Segundo o secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, esta romaria, além de ser a maior, tem uma característica diferente, pelo grande número de visitantes, que se espalham pelos bairros da cidade. "Isso faz com que haja um trabalho mais intensificado em várias localidades de Juazeiro", explica. Ele afirma que os diversos setores da administração, como saúde, assistência social e outros órgãos parceiros continuarão realizando atendimento ao romeiro, na parte de informação e orientação ao público.
As barreiras na entrada da cidade farão a contagem dos carros e do número de romeiros que chegam à cidade juazeirense. "Seguiremos a mesma estratégia adotada na Romaria de Nossa Senhora das Dores, que já facilitou mais o nosso trabalho", afirma. O setor de limpeza foi um dos mais criticados durante a romaria de setembro, que durante 15 dias acolheu mais de 300 mil romeiros.
A ideia, conforme José Carlos, é, além de orientar os barraqueiros quanto ao destino do lixo, intensificar a coleta. A redistribuição dos vendedores nos bairros do Socorro, nas proximidades da Capela e após a Basílica de Nossa Senhora das Dores, segundo o secretário de Segurança e presidente da Comissão Permanente de Organização da Romaria, Cláudio Luz, continua, já que houve um bom resultado em termos de organização e fluidez do trânsito.
O trabalho será ampliado para a proximidade do Santuário dos Franciscanos.
Em volta do Santuário, por vários anos, os ambulantes se instalaram de forma desordenada. O objetivo, segundo o secretário, é promover uma organização maior no sentido de proporcionar espaço para as pessoas se locomoverem. Esses lugares de maior fluxo de pessoas acabam sendo também os locais onde há maior número de ocorrências de assaltos. "No Socorro houve uma redução praticamente de 100% no número de assaltos", ressalta Cláudio Luz.
O tema da romaria este ano é "Padre Cícero e São Francisco caminhos de Paz e Justiça para Cristo". Um dos locais mais visitados durante esse período, além da estátua do Horto e a Capela do Socorro, onde estão sepultados os restos mortais do Padre Cícero, é o Santuário dos Franciscanos, que faz uma programação especial para receber os romeiros. Tanto que o tema integra o trabalho da Basílica com os frades capuchinhos. A abertura na Igreja dos Franciscanos será às 19 horas de amanhã.
Já na Basílica de Nossa Senhora das Dores e no Socorro há uma programação destinada às missas durante o dia, devocionários e confissões. Às 15 horas, encontro com os romeiros no Círculo Operário São José. Todos os dias será realizada procissão, de 29 até o dia 1º, da Capela do Socorro para a Brasílica.
Padre Paulo Lemos, administrador da Basílica, explica que por ser a programação da Romaria de Finados uma das mais simples, serão inseridas as procissões, que vão acontecer todos os dias. No dia primeiro, dedicado ao romeiro, por meio de lei municipal, e Dia de Todos os Santos, haverá uma procissão especial, em que a Igreja Católica conclama os romeiros a participarem com a imagem de um santo. A saída será da Capela do Socorro, às 18 horas, até a Basílica.
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seasc) formou uma equipe envolvendo funcionários de todos os departamentos para elaboração de um calendário de atividades para a Romaria de Finados, a ficar disponibilizado nos locais de maior movimento como Franciscanos, Horto, Salesianos, Matriz e Socorro o balcão de informações. Uma equipe especializada, fará um trabalho preventivo contra a exploração de crianças e os adolescentes.
A segurança será desenvolvida pela Guarda Municipal, agentes de trânsito, e do Estado, com as polícias Militar e Civil. Serão disponibilizadas equipes de médicos, enfermeiros e técnicos em pontos estratégicos .
Mais Informações:
Secretaria de Paróquia
Rua Padre Cícero, 147
Centro, Juazeiro do Norte (CE)
(88) 3511.2202
(Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
REDIRECIONAMENTO
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
600 mil devotos devem visitar a terra do ´Padim´
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo