REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Pinto nasce com quatro pés em zona rural de Maranguape

Um pinto nasceu com quatro pés no distrito de Itapebussu, zona rural de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O dono do animal, Francisco Oliveira, informou que percebeu a diferença na última sexta-feira (28), quando soltou os bichos que estavam chocando em um galinheiro.

“Quando eu soltei eles do galinheiro onde eles estavam chocando, eles começaram a andar e eu notei que um dos pintos estava diferente, aí eu fui ver de perto e o bicho estava com quatro patas”, lembra o agricultor.

A bióloga Vanessa Silva analisou o vídeo a pedido do g1 e informou que o caso não é comum, mas já é uma algo documentado, que se chama polimelia. “É muito relacionada a gêmeos siameses, mas não é algo normal de forma alguma”, explica Vanessa.

“Pode ocorrer por conta de consanguinidade, ou seja, é cópula entre parentes, ou também por fatores nutricionais, injeção de drogas, enfim, que vai alterar e gerar essa anomalia no pintinho”, explica a bióloga, que é mestranda em ciências médicas na Universidade Federal do Ceará.

Francisco mora com a esposa em uma casa onde ambos criam várias galinhas. O agricultor disse que não levou o animal a nenhum especialista, como médico veterinário ou biólogo, porque mora em uma zona rural onde não há oferta desse tipo de serviço.

“Se for caso de gêmeos siameses, como a poliomelia já está associada, o que aconteceu ali foi que um filhote começou a se desenvolver, mas não completou o processo de desenvolvimento e aí o outro se desenvolveu, o que acabou deixando só os dois pezinhos de fora”, complementa Vanessa. (Do G1-CE)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo