REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Unimed faz doação de capacetes Elmo para Hospital e UPA de Quixeramobim

Nesta quinta-feira, 08, a Secretaria de Saúde de Quixeramobim, no Sertão Central, recebeu da Unimed Ceará a doação de seis capacetes Elmo. Os equipamentos serão usados no tratamento de pessoas com a Covid-19 e foram destinados para a Unidade de Pronto Atendimento do município (UPA) e para o Hospital Regional Dr. Pontes Neto (HRDPN), sendo três para cada.

O ato que culminou na entrega dos dispositivos, contou com a presença do presidente regional da Unimed, Dr. Walmir Pontes e do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, do secretário de saúde da cidade e de outros profissionais.

Capacete Elmo

Feito com silicone e PVC, o dispositivo foi desenvolvido para oferecer oxigênio em alto fluxo para o paciente internado. O equipamento envolve toda a cabeça do paciente e é fixado no pescoço em uma base que veda a passagem de ar. Com a aplicação de oxigênio e ar comprimido, o Elmo gera uma pressão positiva (em relação à pressão atmosférica) que ajuda pacientes com dificuldade de oxigenação.

Dessa forma, é indicado para o tratamento de pacientes com quadro clínico leve e moderado, mas também auxilia casos que começam a evoluir para gravidade, de modo a evitar também a intubação do paciente.

O capacete também proporciona que o gás carbônico não seja expelido no ambiente, o que é mais uma vantagem. Não havendo contaminação, o aparelho garante a maior segurança dos profissionais de saúde. Com sua produção firmada, dois anos foram reduzidos a três meses, período no qual o equipamento passou por concepção, desenvolvimento e consolidação do protótipo a partir dos testes de usabilidade para averiguar sua adequação e conforto em voluntários sadios. O próximo passo era testar sua eficácia em pacientes infectados pelo coronavírus.

Do Repórter Ceará 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo