REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Astrônomos solicitam dados da Nasa para identificar local de queda de asteroide no Ceará

Após a queda de um asteroide registrada no Maciço de Baturité, no Ceará, no último sábado (10), astrônomos solicitaram dados ao Center for Near Earth Object Studies (Cneos), divisão norte-americana associada à Nasa, para identificar o possível local do impacto.

O estrondo da queda foi sentido por volta das 06h50 por moradores de cidades como Baturité, Redenção, Pacoti, Mulungu, Palmácia e Guaramiranga. Um satélite geoestacionário meteorológico registrou o fenômeno, segundo o professor e astrônomo Romário Fernandes.

Infrassons emitidos

Segundo o astrônomo Lauriston Trindade, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o Cneos é capaz de capturar os infrassons emitidos pelos asteroides. “Esses infrassons não são percebidos pelo ouvido humano, mas são captados através de microfones especiais, como os do Cneos”, explica.

Conforme Trindade, a expectativa de resposta da empresa é até esta quarta-feira (14). Em caso de resposta positiva sobre a gravação de infrassom, “a gente usa esses dados para determinar a trajetória do meteoro na atmosfera e ter a noção de onde, provavelmente, os meteoritos tenham caído”. (Do G1-CE)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo