REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

SerTão TV: Barragem de Quixeramobim volta a secar após quase três anos

A Barragem de Quixeramobim, principal reservatório que abastece a sede do município, secou. Atualmente, conforme o portal hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o volume de água no local é de 0,01%.

Esta é a terceira vez, nesta década, que a barragem seca, sendo, a primeira ocorrência, em 22/10/2015, a segunda, em 07/01/2017, e a terceira agora, em dezembro de 2019. O esgotamento do recurso hídrico na cidade ocorre após o reservatório quase ter atingido a cota de sangria no ano de 2018, quando chegou ao seu maior nível, 96,68%, há 1 ano, seis meses e 22 dias, em 19 de maio do ano passado, desde que havia secado há quase três anos.

O diretor da Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Miguel Fernandes, falou com nossa reportagem sobre como está sendo feito o abastecimento hídrico na sede do município e salientou que o momento é delicado.

Em 1º de setembro deste ano, o SAAE havia iniciado o racionamento hídrico na cidade, contudo, dias depois, o processo foi interrompido e a disponibilidade de água nas residências passou a ser diária e não dividida por setores, principal característica de que a sede do município passa por situação de atenção no consumo do recurso.

O superintendente regional da Cogerh, Paulo Ferreira, também falou com a SerTão TV. Na ocasião, ele comentou sobre a situação do Açude Pedras Brancas, utilizado para abastecer Quixeramobim e Quixadá, e as ações que a Companhia deverá tomar agora que a Barragem está seca.

Em conversa com o Blog Quixeramobim Agora, em 16 de setembro deste ano, Paulo declarou que o segundo maior açude da Bacia do Banabuiú com 8,39% de sua capacidade, consegue abastecer Quixeramobim e Quixadá até o ano de 2021.

Confira a reportagem completa:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo