REDIRECIONAMENTO

sábado, 14 de dezembro de 2019

Secretaria da Saúde deve fazer concurso para cerca de 7 mil vagas em 2020

A Secretaria de Saúde (Sesa) deverá abrir concurso público para preenchimento de cerca de sete mil vagas até o primeiro semestre do ano que vem, dependendo de estudos de redimensionamento que estão sendo atualmente executados pela pasta em todas as unidades do Ceará. A informação foi repassada ao O POVO pelo titular da Sesa, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

“Estamos em processo de modificação do sistema de governança e esperamos modernizar a forma de trabalho dentro dos hospitais do Estado. Há uma precarização histórica do serviço de saúde, já que grande parte dos profissionais é terceirizada ou trabalha por cooperativas. Isso é ruim não só para o profissional, que fica sem acesso a um plano de carreiras, mas também para a população, que não tem à disposição um corpo clínico fixo que a atenda”, destaca Dr. Cabeto.

Segundo ele, a metodologia do concurso ainda está sendo estudada para definir, por exemplo, qual forma de contrato será executada. "Atualmente, uma parte da gestão está sendo feita por uma Organização Social (OS), que é o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), mas a ideia é ter outra metodologia, onde o sistema seja verticalizado, com plano de carreira para todas as profissões. Para isso, é preciso que haja vínculos empregatícios, ou seja, fazer com que um indivíduo que trabalhe para um pequeno município tenha o mesmo vínculo de um que trabalhe para o Estado”, exemplifica.

O redimensionamento da rede de saúde que está sendo realizado pela Sesa tem a previsão de terminar em março de 2020. De acordo com o secretaria, a iniciativa de utilizar métodos de compliance (adequação a leis e regulamentos externos e internos) para a gestão da saúde é inédita no Brasil e está sendo apresentada como experiência modelo. (Do O Povo Online)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo