REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Mostra de Cultura do Sesc é estratégia de desenvolvimento para Sertão Central

As artes têm força para transformar uma região. Com vinte anos de experiência na realização de Mostras de Cultura no Ceará, o Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio Ceará, pode atestar que o estímulo à produção cultural pode movimentar a economia, educar as pessoas, valorizar o patrimônio histórico e despertar vocações.

A partir deste ano, os investimentos serão descentralizados e a presença do Sesc será vista em novas regiões do Estado. Inicialmente realizada no Cariri, onde acontece há duas décadas, a Mostra de Culturas será expandida em 2019 para o Sertão Central (Quixadá, Quixeramobim, Ibaretama e Senador Pompeu) e seguirá contemplando outros territórios.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola, este é um momento especial para a instituição. “Nós estamos estendendo a nossa Mostra Sesc de Culturas para o Sertão Central, fazendo com que nossas ações culturais permeiem também a região, que é rica em cultura, ao mesmo tempo que o Sistema Fecomércio se aproxima dos empresários locais”, explica ele.

A Mostra Sesc chega e traz, gratuitamente, música, teatro, literatura, tradição, cinema e artes plásticas. Os espetáculos são levados às praças e centros históricos, o primeiro passo para surgirem novas plateias para os artistas locais e apoiadores das tradições, com orgulho e apreço aos próprios costumes.

“O Sertão Central é um território extremamente potente, plural e fértil nas linguagens artísticas e culturais. A Mostra Sesc dá a chance de nos aproximar da região para criar novas oportunidades de desenvolvimento. O Sertão vai virar Arte!" afirma o gerente de Cultura do Sesc, Chagas Sales.

Em números
Resultados mensuráveis podem ser vistos na economia local. Uma Mostra de Cultura exige a formação de uma cadeia produtiva, desde estrutura e logística para o evento,  a empresas de serviços de alimentação, transporte, hospedagem e segurança.

No Cariri, durante os dias de programação cultural, o fluxo de pessoas motivou oportunidades de crescimento para o comércio. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), 53% dos empresários da região percebem o aumento das vendas durante a Mostra Sesc de Culturas.

 “Esse encontro vai acontecer durante quatro dias ininterruptos e vai aquecer a dinâmica do comércio: hotéis,  turismo local, restaurantes, etc. Vai fazer com que esse período se torne importante para o calendário da região”, explica Chagas Sales

Ao chegar na região, o  grande encontro cultural do Sesc estabelece  uma relação permanente com os moradores do lugar. Todos os anos, a programação pode ser esperada com grandes shows de artistas brasileiros, trazendo visitantes para as cidades e gerando oportunidades de negócios.

Serviço
Mostra Sesc de Culturas do Sertão Central
Data: 25 a 28 de julho
Local: Quixadá, Quixeramobim, Ibaretama, Senador Pompeu
Programação completa: www.mostrasescdeculturas.com.br
Gratuito

Saiba mais
Circuito de artes e show de Jota Quest abrem Mostra Sesc de Culturas do Sertão Central 
Mostra Sesc de Culturas chega ao Sertão Central

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo