REDIRECIONAMENTO

sábado, 27 de abril de 2019

Índice de homens que fazem tarefas domésticas cresce 17% no Ceará

Em três anos, o índice de homens cearenses que afirmam realizar afazeres domésticos cresceu 17%. Economia, mercado de trabalho e cultura justificam o aumento, que é observado no País. As mulheres, entretanto, ainda dedicam 10 horas a mais para limpar, organizar e cuidar do domicílio.

Os dados fazem parte do estudo "Outras formas de trabalho", do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). O objetivo, conforme o superintendente do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, é verificar as horas trabalhadas das pessoas. "É importante, porque mostra o tempo de ocupação que a pessoa tem e dispõe em qualquer atividade", descreveu.

"Sobre os afazeres aqui na nossa casa, a gente tem uma boa divisão, não brigamos não. Acho que ela faz as coisas mais do que eu, mas é também porque ela gosta", contou Jeferson Cavalcante Galdino. Casado há 15 anos com Helena Suerda Lopes e Silva, e pai de um menino de 14 anos, ele é responsável pela lavagem da louça e pelas compras do supermercado. Ela fica com a organização da roupa, lavar, secar, além da limpeza de parte da casa. Na cozinha, quem chegar primeiro adianta o preparo do jantar.

Ambos trabalham fora, são servidores públicos, e não cresceram vendo os pais dividirem as tarefas diárias. O homem saía para prover o sustento e a mulher tinha a missão de criar os filhos e manter o lar. Afirmam que não ter empregada doméstica não é somente uma escolha econômica, mas que traduz a dinâmica da família. "Pensamos que podemos executar essas tarefas. Tem a questão do custo, mas optamos também por gastar mais em momentos de lazer", afirma Helena. E embora as tarefas sejam divididas, ela assume que a maior parte fica com ela. O contexto atual é diferente, mas nem tanto. (Do O Povo Online)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo