REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Faltou mobilização: Prefeitura adia Fórum de Cultura após pressão de artistas e entidades

A classe artística e cultural de Quixeramobim foi surpreendida na manhã desta quarta-feira, 08, com a informação de que estaria programado para ocorrer o Fórum de Cultura de Quixeramobim, a partir das 08h:30min, desta quinta-feira, 09, no Memorial Antonio Conselheiro, dentro da programação da semana do município.

Fato é que não houve mobilização ou divulgação por parte da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, organizadora do encontro, tomando com a atitude, de surpresa, os agentes culturais, produtores, artistas e demais entidades e seguimentos da área em Quixeramobim.

Contestada, a administração, por meio da Chefia de Gabinete, via WhasApp, informou que o encontro tinha a finalidade de resolver a “questão do Conselho”. O Conselho em discussão é o de Cultura, reivindicação de meses e até mesmo de anos da classe cultural do município. Em março, na ocasião da semana de atividades em homenagem à Antonio Conselheiro, em Audiência Pública, discutiu-se a reformulação do Conselho de Cultura. Após isso, dois novos encontros foram realizados, para definição de como seria o processo de reformulação do colegiado.

O prefeito Clébio Pavone enviou no primeiro semestre, após pressão da classe e mobilização, para a Câmara Municipal, projeto de Lei que reordenava o Conselho. Aprovada, a mensagem retornou ao Executivo e não mais andou. O que trouxe estranhamento aos agentes culturais é que o Fórum foi inserido sem discussão com a classe na programação da semana do município.

Em nota, as entidades e artistas lamentaram a forma com está sendo conduzido o rumo da Secretaria de Cultura e Turismo e repudiaram como está se dando o processo de eleição do Conselho:  "Repudiamos à atual condução política e administrativa da Secretaria Municipal de Cultura, cuja ausência de função e investimentos tornou-se notória no último biênio, sendo esta inclusive representada por secretários interinos há vários meses. [...] que caso não seja imediatamente modificada a perspectiva de desimportância atualmente adotada pela gestão municipal frente à pasta da cultura em Quixeramobim, providências enérgicas serão postas em prática a fim de garantir o direito constitucional do acesso à cultura e às manifestações artísticas", finalizou a nota.

Secretaria
A Secretaria de Cultura e Turismo de Quixeramobim nunca esteve tão esquecida como na gestão de Clébio Pavone, apontam mobilizadores culturais A Secretaria, é o grande exemplo de como fazer com que um dos setores mais importantes do município perca força e visibilidade.

Músicos, profissionais da dança, teatro, das artes e entidades estão na bronca. O Memorial Antonio Conselheiro continua largado, sujo e mal cuidado. Os pontos turísticos sem sinalização. Quixeramobim está há anos luz de uma política cultural que atenda os preceitos do Sistema Nacional de Cultura e que seja parelha a política Estadual.

É bom lembrar que Clébio já foi secretário de Cultura, sabe mais do que ninguém como é importante o trabalho desta pasta.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação / Foto: Arquivo SMC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo