Banner_Banco_Nordeste

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Ceará 2050 e Plano Plurianual Participativo chegam à Região do Sertão Central

Em uma caravana que percorre todo o interior do Ceará, a partir da organização das regiões de planejamento, a Plataforma Ceará 2050 chega nesta quinta-feira, 07 de junho, ao Sertão Central. O encontro acontece na sede do Instituto Federal em Quixadá e inicia-se às 8h. A Região do Sertão Central abrange os municípios de: Choró; Quixeramobim; Senador Pompeu; Pedra Branca; Mombaça; Piquet Carneiro; Dep. Irapuan Pinheiro; Milhã; Solonópole; Banabuiú; Quixadá; Ibicuitinga e Ibaretama.

O Ceará 2050 tem como intuito principal traçar alternativas para o desenvolvimento econômico, sustentável e social do Ceará. A Plataforma busca delinear o planejamento de ações que possam ser executadas a médio e longo prazo. Uma consulta pública online está disponível no site participe.ceara2050.ce.gov.br até o dia 30 de junho.

Na sexta-feira, 08, no mesmo local, haverá oficina do Plano Plurianual. A proposta neste dia é promover uma reflexão sobre as realizações mais recentes do Governo Estadual na região, em relação à implantação das políticas públicas.

Até o final de junho, a caravana do Ceará 2050 e do PPA terá percorrido as 14 regiões de planejamento do estado, contemplando os 184 municípios.

Saiba mais sobre a Plataforma:
Lançada em outubro de 2017 pelo Governo do Estado, a Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050 tem por objetivo discutir alternativas para o desenvolvimento econômico, sustentável e social do Ceará nos próximos 30 anos.

Sob a coordenação da Universidade Federal do Ceará (UFC), nas pessoas de José de Paula Barros Neto, Expedito Parente Jr, Antônio Miranda, Lima Matos e Airton Montenegro, a plataforma busca traçar o planejamento de ações que possam ser executadas a médio e longo prazo.

 Para isso, em primeiro momento, foi realizado um diagnóstico do Estado nas dimensões social, econômica, ambiental, territorial e de governança. Os dados levantados sobre as últimas três décadas somam-se ao processo de ambiência externa e construção de cenários, etapas ainda em desenvolvimento, para projetar o Ceará dos próximos trinta anos.

Para ampliar a participação da população, o Projeto também realiza, até o dia 30 de junho, uma consulta pública online, disponível no site participe.ceara2050.ce.gov.br. A coleta desses dados é relevante para apresentar o que a sociedade almeja, auxiliar na criação de estratégias para a visão de futuro e consolidar a Plataforma com um modelo de gestão compartilhada e governança.

Serviço:
Encontro Regional do Sertão Central
07 de junho de 2018 - Plataforma Ceará 2050 - 8h às 15h30
08 de junho de 2018 - Avaliação do PPA participativo - 8h às 14h
Local: Instituto Federal do Ceará – Campus Quixadá
Av. José de Freitas Queiroz, nº 5000 –  Quixadá

(Com Ascom)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo