| Foto: Arquivo - SerTão Para Ser do Ceará |
Dr. Antônio, como popularizou-se em Quixeramobim, deixou uma marca na medicina do município e da região. Foram mais de 50 anos dedicados a uma profissão que amava. Na política, governou o município em fases difíceis.
Antônio enfrentava problemas de saúde. Em outubro de 2017 esteve internado no Hospital São Carlos, em Fortaleza, onde fez tratamento para eliminação de líquidos pleurais.
O velório ocorre no Centro de Velório, localizado à Rua Cônego Aureliano Mota. Ainda hoje, às 15h30, o cortejo fúnebre passará pelo Paço Municipal para uma homenagem póstuma. Já às 16 horas, ocorrerá a missa de corpo presente, na Igreja Matriz de Santo Antônio e, em seguida, o corpo será sepultado no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.
| Foto: Arquivo - SerTão Para Ser do Ceará |
Profissional vindo de internato diocesano, sempre foi dedicado aos estudos.
Formando-se em Recife, no Estado de Pernambuco, optou voltar ao seu Quixeramobim, onde dera início a sua vida de médico.
O exercício da medicina não é tarefa fácil. Sem estrutura adequada, muitas foram as vezes em que realizou cirurgias em salas improvisadas, sob mesas inadequadas, nas horas mais diversas. Não havia expediente determinado. A necessidade de quem padecia de enfermidade ditava quando e onde doutor Antônio deveria atuar. E, mais do que um médico, sempre encontrava-se em Antônio a figura de um humanista atencioso e cheio de cuidados com todos os que o procuravam, indiscutivelmente o grande amigo dos pacientes. Ajudou, junto de tantos outros, a construir o Hospital Regional Dr. Pontes Neto, que se tornou referência regional em saúde.
| Foto: Arquivo - SerTão Para Ser do Ceará |
Doutor Antonio Machado viu na política uma forma de poder ampliar o alcance de suas ações. Foi vice-prefeito e prefeito de Quixeramobim, exercendo um mandato voltado para o atendimento aos mais carentes. Em tempos difíceis de seca, fome e escassez de recursos públicos, a ação social e a saúde foram as prioridades de sua gestão.
Foi na gestão de Antônio, de 1989 a 1992, que ergueu-se um dos maiores bairros da cidade: O Conjunto Esperança.
Mas foi mesmo na medicina que Antônio, o filho do seu Afonso, o menino querido da dona Sinharinha, foi pleno. Levantar cedo, pegar o carro e ir ao sertão atender, era o que fazia, conservando o brilho de seus olhos. O ex-prefeito e médico fez do seu ofício sua própria vida.
Homenagem
Em 2015, na 4ª edição do Jornal SerTão, publicação do Sistema Maior de Comunicação, a história do político e médico ganhou destaque no quadro "Nossa gente, Nossa História", com orientação da Fundação Canudos.
Dr. Antônio era casado com Aldenora Machado. Deixa, além da esposa, seis filhos, três homens e três mulheres.
Matéria atualizada às 22h:54min
Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo