A Polícia Federal no Ceará deflagrou, na manhã desta sexta-feira (15), uma operação contra uma organização criminosa suspeita de fraudes de R$ 3 milhões contra a Caixa Econômica Federal (CEF). A 'Operação Marco Zero' cumpre seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 18ª Vara da Justiça Federal em Sobral, Região Norte do estado.
Até às 9h, a Polícia Federal não havia confirmado se houve prisões relacionadas a essas fraudes. No estado do Piauí, os policiais federais prenderam 12 pessoas suspeitas de roubar dinheiro de clientes da Caixa.
Segundo a PF, o grupo criminoso investigado é formado por empregados públicos da Caixa Econômica Federal, empresários, contadores e pessoas físicas que figuram como sócios “laranjas” de empresas de fachadas criadas para obtenção de empréstimos fraudulentos.
As investigações apontaram que a organização criminosa agia inicialmente aliciando pessoas para integrar o quadro societário de empresas de fachada. Na sequência, o grupo falsificava documentos para solicitar os pedidos de empréstimos. Os servidores da instituição financeira envolvidos manipulavam o processo de concessão dos empréstimos, ignorando normas básicas de segurança. Eles também não verificavam a documentação necessária e inseriam dados falsos nos sistemas corporativos da Caixa.
Após a concessão dos empréstimos, os valores eram sacados em espécie ou transferidos para terceiros (pessoas físicas e jurídicas). A dívida originária era maqueada para que os integrantes do esquema realizassem novos empréstimos em quantias mais elevadas. (Fonte: G1-CE)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo