REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Bacia do Banabuiú conta apenas com 3% da sua capacidade; 5 municípios da região mantém quadro crítico

O gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), Paulo Ferreira, trouxe o balanço dos números que compreendem a situação da Bacia do Banabuiú que monitora 19 açudes, distribuídos em 14 municípios.

Segundo Paulo, a bacia conta, atualmente, com 3% de sua capacidade: “Nós temos capacidade de acumular 1 bilhão e 700 milhões de metros cúbicos de água. Hoje nós estamos com a capacidade inferior a 100 milhões [...] praticamente temos água em três reservatórios: Banabuiú (no município homônimo), Pedra Brancas (em Quixadá) e o Umarí (em Madalena)”, disse.

Indagado sobre a situação do projeto de construção da adutora do Açude Umarí, em Madalena, para Boa Viagem, Paulo afirmou que a parte que compete ao Estado já foi resolvida e inclusive aprovada pela Defesa Civil Nacional, o problema é que “não foram alocados recursos, que giram em torno de R$ 20 milhões”. Vale lembrar que, atualmente, o Umarí ainda não abastece o município que é situado, devido uma licitação que segue em curso para recuperar a estação de bombeamento.

Dos 14 municípios que compreendem a área de atuação da gerência regional, um total de 5 estão em situação crítica e que seguem sendo abastecidos por pipa ou poços profundos: Boa Viagem, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Mombaça e Milhã. “Não vou incluir Quixeramobim porque hoje conta com a água da adutora, da barragem, que fornece 50 mil litros de água por hora e cerca de 20 poços profundos que foram injetados na rede”.

Paulo ainda revelou que não considerando o inverno de 2018, o Açude Pedras Brancas deve suportar o abastecimento de água até o final do primeiro semestre de 2019. “Isso não quer dizer que vamos usar de qualquer forma. Quixeramobim precisar manter o uso racional da água”, ressaltou.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo