REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Grupo junino “Arraiá do Conselheiro” é de Quixeramobim

No início eles tinham a ideia de criar uma quadrilha infantil, mas logo desistiram e decidiram fazer uma quadrilha adulta. E assim, no final de 2016 , o grupo junino “Arraiá do Conselheiro” nasceu em Quixeramobim. A Quadrilha faz uma homenagem a um dos maiores revolucionários da história brasileira, Antônio Conselheiro.

Para a criação do tema houve todo um preparo, a organização se deslocou de Quixeramobim para a cidade de Canudos-BA e iniciou um estudo sobre a história de um dos movimentos mais revolucionários do País, a Guerra de Canudos. “Canudos no estalo da caatiga, uma história de luta e resistência” foi o tema escolhido pelo grupo.

O grupo é composto por 70 integrantes, dentre eles a produção e os dançarinos. O casal de noivos representa a fé do homem nordestino que em meio a tanta seca, sofrimento, lutas, vive e acredita em dias melhores. O marcador traz inspiração das mulheres que ali viveram e se dedicaram a missão junto ao Bom Jesus e a Rainha representa a República.

A equipe também buscou inspiração na obra de Euclides da Cunha, “Os Sertões”, dividindo o espetáculo de dança em três momentos assim como no livro: A Terra, O Homem e A Luta. A estreia da quadrilha foi no dia 11 de junho, no distrito de Uruquê. Logo depois os integrantes competiram no São João da cidade de Maracanaú no dia 15 de junho, onde conquistaram o segundo lugar e o melhor casal de noivos.

O grupo continua as apresentações pela região. Recentemente, em Quixadá, conquistou o segundo lugar e o prêmio de melhor marcador. Em Iguatu, saiu com a vitória, além de mais outros destaques, como melhor casal de noivos, melhor marcador, melhor tema e melhor repertório. Para quem ainda não viu a apresentação do “Arraiá do Conselheiro”, o grupo irá se apresentar neste sábado, 24, em Quixeramobim, no festival do Sesc. (Do SerTão Para Ser do Ceará)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo