REDIRECIONAMENTO

sábado, 27 de maio de 2017

A partir do fim de junho, consumidores do Ceará terão reajuste de 12,9% na tarifa de água

As contas de água dos consumidores de Fortaleza e de mais 150 municípios atendidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) com vencimento em julho virão acrescidas por um reajuste de 12,9%. Isso porque as agências regularas do Ceará autorizaram a recomposição das tarifas de água tratada distribuída pela Companhia a partir de 26 de junho.

Segundo a Cagece, agências reguladoras autorizaram a companhia a aplicar revisão ordinária de 17,23% na tarifa média praticada na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, m a Cagece optou por aplicar inicialmente 12,9% como forma de evitar um impacto financeiro no orçamento do cliente. Considerando as variáveis aplicadas nos últimos meses para cálculo da tarifa, com a revisão que será aplicada (12,9%), a tarifa média da Cagece ficará em R$ 3,17.

A revisão tarifária visa manter o equilíbrio financeiro da empresa e leva em consideração aspectos como o aumento nos custos de produção e operação agravados pela crise hídrica, a redução gradativa no consumo de água observada em Fortaleza e Região Metropolitana e o aumento nos preços dos insumos. A tabela com a nova estrutura tarifária já está disponível para consulta no portal da companhia.

A Cagece adota um modelo de estrutura tarifária progressiva, onde as tarifas são definidas de acordo com a categoria e a demanda de consumo de cada cliente. Ou seja, a tarifa torna-se mais cara, à medida em que o consumo aumenta. Esta é uma maneira da companhia garantir uma cobrança justa, evitar o desperdício de água tratada e subsidiar a tarifa paga pelos clientes com menor poder aquisitivo, como é o caso da tarifa social, por exemplo.

A revisão ordinária foi autorizada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) – no caso dos municípios do interior; e Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor) – no caso de Fortaleza. (Do G1-Ceará)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo