REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 23 de março de 2017

Projeto tecnológico pretende transformar o Sertão Central em potência da agricultura sustentável

O Programa de Desenvolvimento e Inovação será realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia( IFCE) de Quixadá, sob a coordenação do deputado federal Odorico Monteiro, que é um entusiasta do uso de novas tecnologias como fator estratégico do desenvolvimento da região. O projeto será apresentado para professores, estudantes e lideranças da região do Sertão Central, no auditório do IFCE, nesta sexta-feira, dia 24 de março, a partir das 14 horas.

A agricultura sustentável é o futuro
O conceito a ser testado em Quixadá é o mesmo utilizado num projeto realizado na Austrália pela empresa Sun Drop Farm – que é a líder mundial em agricultura sustentável. Exatamente, na região árida da Austrália, a empresa investiu mais de 200 milhões de dólares para produzir energia solar, dessalinizar água do mar e produzir tomates em 20 hectares de agricultura hidropônica.

A agricultura sustentável usa menos de 90% da água necessária para a agricultura convencional, reduz drasticamente o uso de defensivos agrícolas, não degrada o solo, nem o meio ambiente e proporciona elevada taxa de produtiva, pois os frutos, hortaliças e plantas são cultivados em ambiente controlado. Outro conceito fundamental do projeto é transformar o problema em solução. Ou seja: o sol que castiga o sertão, na verdade, pode ser a nossa maior fonte de energia. Do mesmo modo, o clima quente e árido é ambiente ideal para se extrair a água que corre nos rios aéreos do sertão.

A partir de Quixadá, o projeto pretende implantar unidades produtivas sustentáveis que podem se multiplicar por todo o nordeste. A exemplo do que ocorre no Vale do São Francisco, em que a irrigação convencional proporcionou mais de 100 mil hectares produtivos, o sertão central do Ceará poderá dar início a um novo vale de produção agrícola de grande dimensão. Entretanto, para isso, se faz necessário a criação de uma política pública estadual, regional e nacional, que promova a produção de energia solar aplicada à agricultura sustentável como fator estratégico de desenvolvimento.

A energia solar gerada para a agricultura, a saúde, a educação, a segurança e a mobilidade urbana teriam um regime especial de incentivo público e isenção fiscal que permitissem o seu uso em larga escala. Para o coordenador do projeto, deputado federal Odorico Monteiro, “Com ousadia, criatividade, tecnologia e inovação, nós podemos transformar o nordeste e o Brasil”.

A máquina que vai produzir água do ar
Desenvolvida por um engenheiro brasileiro, a tecnologia vem sendo aprimorada há mais de 10 anos. A máquina funciona sugando o ar do meio ambiente, depois as moléculas de água passam por um filtro  onde ficam retidas, na sequencia são realizadas mais três filtragens para desinfecção e mineralização , produzindo uma água puríssima para o consumo humano.

Serviço:
O Seminário de lançamento do Programa de Desenvolvimento e Inovação para a Agricultura Sustentável do Nordeste vai ser realizado nesta sexta, dia 24 de março de 2017, no auditório do IFCE, em Quixadá, das 14 às 18 horas, com apresentação de uma máquina no local.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo