REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Mostra Estadual Ceará Natal de Luz faz homenagem ao Mestre Piauí

A XI Mostra Estadual Ceará Natal de Luz, promovida pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), como parte das atividades do Edital Ceará Natal de Luz, acontece no Dia de Reis, 6 de janeiro, com programação especial das 8h às 19h na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. A mostra fecha o ciclo natalino, destacando as manifestações regionais, com a participação de grupos de pastoril, boi, reisado, lapinha viva, presépio e fandango. Esse ano, a XI Mostra Ceará Natal de Luz homenageia os mestres Piauí e Pedro Boca Rica (este, in memoriam).

A homenagem aos mestres, por sua vez, será feita por meio de uma comenda intitulada “Se correr o boi te pega”, entregue ao próprio Mestre Piauí e ao filho do Mestre Pedro Boca Rica, Halen Oliveira, bem como a outros artistas que resguardam a memória do mestre. Recebem a comenda também todos os grupos participantes da XI Mostra Estadual Ceará Natal de Luz 2016.

Mestre Piauí – Nascido Antônio Batista da Silva, em 15 de setembro de 1939, no Bairro da Maravilha, em Quixeramobim (CE), fez parte do primeiro Boi de Reisado da cidade, o Boi de “Antônio da Mariáguida” ou “Maria Águeda” aos 12 anos. Homem de hábitos simples e simpatia singular, Mestre Piauí é ajudante em uma eletrônica nas horas vagas e adotou o nome do estado vizinho como seu, para ser diferente.

O boi de Quixeramobim, do Mestre Piauí, dança do natal ao dia de reis, quando o boi é morto, ressuscita e se despede até o ano seguinte. Se apresenta ainda em exibições a convite, eventos oficiais, festas e outras ocasiões durante todo o ano. Em 2007 teve título outorgado pelo Governo do Estado do Ceará, como Mestre da Cultura, sendo homenageado pelo então ministro Gilberto Gil, em passagem por Quixeramobim. Em 2012, lançou um CD e DVD, que conta a sua tradição. Recentemente, recebeu o título de Notório de Saber, Doutor em Cultura Popular pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ultimamente, o mestre enfrentou problemas de saúde e bravamente lutou com seu “coração”, para dar continuidade à tradição. O bravo guerreiro segue na luta até hoje, aos 77 anos, sendo 65 dedicados à manutenção do boi, herdado de seus antepassados.

Serviço
Mostra Ceará Natal de Luz - Secult Ceará
Dia: 06/01/17
Horário: Das 9h às 18h
Local: Praça do Ferreira – Centro. Entrada franca.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo