quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

História: Há 91 anos nascia o escritor mineiro Autran Dourado

Na cidade Monte Santo de Minas, há noventa e um anos nascia Waldomiro Freitas Autran Dourado, considerado uma das grandes expressões da literatura brasileira.

Autran Dourado publicou seu primeiro romance, denominado Teia, em 1947, que teve boa recepção do público. Três anos depois, lança Sombra e Exílio e ganha o Premio Sette, do Jornal de Letras.

Em 1954, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi secretário de Imprensa da República, entre 1958 a 1961, no governo Juscelino Kubitschek.

Autran Dourado focaliza em suas obras a vida no interior de Minas Gerais e utiliza amplamente expressões locais, sem explorar temáticas regionalistas e sim os aspectos psicológicos da vida humana: a morte, a solidão, a incompreensão do outro, a loucura, o crime.

Autran Dourado publicou quinze romances e seis ensaios, e ganhou ganhou vários prêmios literários, entre eles, o Jabuti, em 1982 e o Camões, em 2000. Seu romance mais célebre, Ópera dos Mortos, foi incluído na seleção de obras representativas da literatura universal, feita pela Unesco.

O escritor morreu no dia 30 de setembro de 2012 no Rio de Janeiro, aos 86 anos.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo