REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Sônia reconhece dificuldades que Prefeitura enfrenta e se diz preparada para desafios

A vereadora Sônia Costa (PMDB), eleita prefeita de Madalena no último dia 02 de outubro, concedeu entrevista ao Repórter Ceará, da Rádio Campo Maior AM, onde relatou sobre os desafios dos próximos quatro anos à frente da Prefeitura Municipal daquele município.

Sônia obteve a maior diferença de votos da história de Madalena. A prefeita eleita crê que essa larga vantagem se deve a desgastada gestão do atual prefeito, como também a esperança de mudança do povo madalenense:

 “Eu acredito que as duas coisas, a gente conseguiu passar uma mensagem de otimismo, esperança, de que o nosso município passou quatro anos sofrendo, e as pessoas deram uma resposta à má administração. Eu associo essa diferença ainda, principalmente, como uma resposta a um trabalho que não foi bem feito pelo prefeito, e isso deixa a gente com mais responsabilidade, a gente sabe do peso que é assumir a Prefeitura do jeito que Madalena está, e também mostrar um bom serviço para que o povo acredite na política e nos políticos com compromisso”, disse.

A Prefeitura atualmente está sob o comando de seu aliado, o vice-prefeito e gestor interino Eurivando Vieira (PMB), que assumiu após afastamento de Zarlul Filho pelo período de 65 dias. O prazo se encerra em dezembro deste ano. Até lá, Eurivando tenta cumprir a missão de, sobretudo, tentar colocar em dias o pagamento dos servidores municipais que desde 2012 sofrem com constantes atrasos salariais.

Alianças 

Sônia também falou sobre o apoio de partidos, como o PPS, que chegou a apresentar pré-candidatura a Prefeitura, mas que acabou desistindo e indicando o vice na sua chapa: “Política é soma, ninguém faz nada só. Nós já tínhamos, há mais de um ano começado com um grupo de dez pessoas, que foi construindo e juntando mais pessoas e partidos e até que chegou esse momento que o PPS, em meio a sua caminhada, demonstrou interesse em participar desse grupo. E nós não podemos fazer política só. Então, o PPS veio para somar. São ideias parecidas, eles tinham essa vontade de mudar Madalena e entenderam que naquele momento, não tinham condições de concorrer. E isso iria facilitar um pouco para a chapa do prefeito, então decidimos unir as forças e pensamentos para que pudéssemos ganhar a eleição e administrar Madalena da melhor forma possível”.

Prioridades da gestão

De acordo com Sônia, seu mandato como vereadora lhe deu conhecimento de sobre o município: “Passamos quatro anos trabalhando,visitando as comunidades, e a gente sabe perfeitamente qual é a comunidade que está necessitando de poços. Essa é uma demanda geral, a questão da água, a questão da seca de cinco anos. Não tem uma comunidade que esteja bem assistida quanto a isso. E também, durante a campanha, a gente pôde perceber as maiores prioridades: uma delas é a água, como também colocar os servidores em dias, já que o município está em greve, professores e alguns servidores sem receber, e a área da saúde, que é o nosso maior problema, com poucos médicos, sem medicamentos. Isso daí são as nossas prioridades quando a gente assumir em 2017, além de cuidar da limpeza da cidade”.

Apoio da Câmara Municipal

“Nós fizemos oito dos onze vereadores. Vamos ter essa parceria com a Câmara municipal, com esse apoio dos vereadores, que estão preocupados e querendo que nosso município entre no rumo certo. Tenho certeza que junto com os oito vereadores vamos trabalhar por Madalena”, declarou.

Renovação na Câmara

“A gente já esperava essa mudança. Esses que foram eleitos, a gente via durante a campanha o trabalho que eles desenvolveram na campanha. Os que conquistaram a reeleição é fruto do trabalho desenvolvido nos quatro anos de trabalho”.

Apoio do Governo Estadual

 “Eu acredito que o governador esteja preocupado com todos os municípios, embora eu esteja em um partido que faz oposição, mas o município hoje está em primeiro lugar e acredito que ele vá estar olhando para o nosso município dessa forma, atendendo essa demanda. E eu, como prefeita, em momento algum hesitarei em ir lá no gabinete fazer os pedidos para o município”.

Secretariado

Sobre o secretariado de sua gestão, Sônia afirmou que trabalha para fechar a lista: “Nós já estamos no planejamento e na escolha do secretariado para 2017, como também já protocolamos os cinco nomes na prefeitura para integrar a equipe de transição de gestão”.

Segurança pública 

 “É um tema realmente preocupante. É uma promessa de campanha de que a gente vai arrumar a casa. A segurança pública é de responsabilidade do Estado, mas é preciso ter uma parceria entre o município e o Estado através da Polícia Militar, dando o apoio necessário para que eles possam trabalhar. Temos grandes projetos para que a gente faça um trabalho preventivo, para dificultar ao máximo que os bandidos cheguem à cidade. Eu tenho estudado um projeto de instalação de câmeras na cidade”.

Saneamento básico

“Outra preocupação nossa é com o saneamento. O nosso grande desafio é fazer um projeto de saneamento para todo o município, esse vai ser o nosso primeiro passo, para que a gente possa correr atrás das emendas e das verbas. Solucionar onde a água do esgoto corre a céu aberto. É um projeto grande, audacioso, que a gente vai correr atrás. Uma cidade limpa já dá outro aspecto, evita doenças”.

Emprego e renda

“Outro grande desafio. A Prefeitura já emprega muitas pessoas, mas não podemos atender a todo mundo. Nós temos que movimentar o comércio local, priorizando as compras do município no comércio local. Isso vai dar certa tranquilidade, gerar algum emprego e movimentar os recursos que vem para Madalena dentro do próprio município. Mas claro, nós temos projetos com proprietários de fábricas, indústrias, nós vamos correr atrás disso, para trazer alguns deles para o nosso município”.

Agricultura

“Nós vamos estar prontos, sempre priorizando o homem do campo, a agricultura familiar, dando o apoio que se necessita. Ali é também uma forma de se gerar renda ao município. Nós temos que destinar recursos à agricultura, a água para que o agricultor e produtor possam manter a sobrevivência no campo”.

Assistência social

“É uma área muito importante dentro da Prefeitura, que trabalha com a população que tem menos condições, acompanha as famílias, os idosos. E a gente quer trabalhar com as famílias, a juventude, e principalmente com os idosos. A gente ouvia muito do povo a reinvidicação pela volta do forró dos idosos, que eles sentem-se ativos. Além do trabalho com o Bolsa Família, para não deixar a população que tanto precisa desse benefício sem ser atendida”.

Esporte e cultura

“Nós temos todo um trabalho para estas pastas que são agregadas. A gente tem um trabalho para se iniciar os campeonatos municipais, as festas do município, festas da padroeira, as quadrilhas. Então nós vamos trabalhar nessas áreas e, apesar do pouco recurso que vem, a gente vai planejar e atender a esses pedidos”.

A importância do vice-prefeito

“Dal Filho é uma pessoa que tenho grande afinidade. Ele tem um grande conhecimento, um empresário que pode nos ajudar na administração, na fiscalização das obras. Nós estamos trabalhando em conjunto, e ele vai sim ajudar na administração. Conto demais com o apoio do Dal Filho nessa nossa caminhada”.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo