REDIRECIONAMENTO

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Eleições para o conselho tutelar: Uma prévia das eleições municipais?

Aconteceram no último domingo, 04, as eleições para a escolha de conselheiros tutelares em todo o País. Essa foi a primeira vez que a eleição ocorreu simultaneamente em todo o País. Os conselheiros tutelares eleitos tomarão posse em janeiro de 2016 e cumprirão mandato de quatro anos, em dedicação exclusiva.

Os Conselheiros tutelares são responsáveis pela garantia da defesa dos direitos de crianças e adolescentes através de ações como a fiscalização de entidades governamentais e não governamentais que executam programas sócio-educativos e de proteção a criança e ao adolescente.

O comparecimento às urnas não é obrigatório, o que - devido ao nível de conscientização da população-, fez com que um número ainda pequeno de cidadãos em idade de votar comparecessem à votação.

No Estado do Ceará, em diversos municípios houve denúncias de irregularidades no processo eleitoral. Em Fortaleza, há suspeita de fraude denunciada pelo presidente da Associação dos Conselheiros, Suplentes e Ex-Conselheiros Tutelares do Ceará (Acontece), Eulógio Neto , que afirmou que irá solicitar à Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (SDH) que anule a votação que elegeu os 40 novos conselheiros em Fortaleza.

“Teve gente que chegou pra votar e foi impedido porque a lista de presença já estava assinada. Outros não tinham o nome inscrito na lista para a votação. Alguns mesários eram ligados a candidatos. São fortes os indícios de fraude”, afirmou Eulógio.

Em Quixeramobim, o Ministério Público recebeu a denúncia de que um político teria ordenado a reabertura dos portões de uma escola onde estava sendo realizada a votação após o término do horário estipulado, que era as 16 horas. O abuso de poder econômico também foi denunciado por populares e, inclusive, por candidatos derrotados no pleito.

Há informações de que pessoas foram contratadas e veículos como motos, carros e até ônibus estariam fazendo transporte de eleitores, além de terem sido ofertadas gratificações em gasolina para apoiadores e eleitores de candidatos apoiados por políticos.

“Infelizmente a sujeira da política partidária faz parte de um processo democrático de escolha de pessoas que vão trabalhar pelos direitos da criança e adolescentes. Nessa última semana deu pra ver os absurdos que aconteceram entre certos candidatos e os seus apoiadores, no caso os políticos do nosso município”, desabafou um candidato nas redes sociais.

Em Boa Viagem, internautas também denunciaram o envolvimento de políticos no processo: Um deles postou:  “Uma eleição pra Conselheiros pegar fogo como a de ontem(Compra de votos muitaaaaaa)eu nunca tinha visto, já vi pra política de vereadores, prefeitos,Deputados e etc.....Mas pra conselheiro,foi a primeira vez”

Os conselheiros tutelares que assumirão em janeiro terão o salário majorado em 100% se comparado ao salário pago aos atuais, que é de R$ .1.250,00. Ganhar R$ 2.500,00 mensais por quatro anos em um período de crise como o que  o País atravessa foi um dos motivos para o acirramento da disputa, além, claro, do prestígio político que o cargo oferece.

Os conselheiros eleitos, sobretudo com o apoio de políticos, serão estratégicos para as pretensões de seus padrinhos. Aguardemos as eleições de 2016 e veremos.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Um comentário :

  1. poxa vida compra de voto teve sim, toda a população sabe disso , teve uma q foi eleita que deu muitaaa gasolina a um vizinho meu, isso revolta a população.

    ResponderExcluir

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo