REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

05 de Outubro: 118 anos do fim da Guerra de Canudos, a dor do massacre que a história conta

Mulheres e crianças: prisioneiros da Guerra de Canudos
A comunidade de Canudos era arrasada no dia 05 de outubro de 1897, e hoje, 118 anos depois, o Brasil e principalmente o Nordeste sentem na pele a dor do massacre que a história conta. Canudos, a cidade construída pelo quixeramobinense Antônio Conselheiro, era o palco do mais intenso desastre humano já presenciado do nosso país.

Foi a vez do quarto fogo, já ‘cantado’ pelo beato como fim da luta do sertanejo na construção do arraial de Canudos. A quarta expedição para derrotar Canudos foi organizada pelo então ministro da Guerra, Carlos Bittencourt, o qual recrutou cerca de 10 mil homens que, comandados pelo general Artur Costa, apoderaram-se de Canudos e promoveram um terrível massacre no qual muita gente inocente morreu, principalmente idosos e crianças, que só buscavam uma melhor qualidade de vida.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação - Com informações da InfoEscola

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo