Pressionada, a presidente Dilma Rousseff (PT) cedeu aos pedidos da oposição e anunciou ontem cortes na máquina pública. O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, adiantou que, até setembro, dez ministérios devem ser extintos ou fundidos. Para especialistas e parlamentares, o gesto terá efeitos para além da redução de custos. “Muito maior que o impacto financeiro é o impacto político. Vamos apertar o cinto: vender imóveis, economizar com energia e transporte. É uma ação enérgica em todas as direções”, explica o líder do governo na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT-CE).
De acordo com o parlamentar, a reforma atende a demanda da sociedade e do parlamento. A presidente informou que mil cargos de confiança serão cortados do quadro com 22 mil comissionados. “Queremos também reduzir secretarias em ministérios que não serão extintos”, declara Dilma. Segundo ela, a reforma tem caráter “mais estruturante”. Barbosa complementa: “É vital e crucial aumentar a produtividade dentro do governo”.
Para o economista da Universidade Federal do Ceará (UFC), Andrei Simonassi, existe a possibilidade de o corte ser apenas simbólico. “Em tese, os gastos devem cair. Isso se não aumentarem as secretarias e os recursos de outros ministérios que permanecerão”, analisa. Ele alerta ainda que há risco de enfraquecimento político, já que haverá, pelo menos, dez pessoas a menos negociando em favor da presidente. (Do O Povo)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo