REDIRECIONAMENTO

sexta-feira, 27 de março de 2015

Deputados cobram explicação sobre gastos com Acquario do Ceará

Obras do Acquario Oceânico do Ceará, na Praia de Iracema (Foto: Governo do Ceará/Divulgação)
Foto: Governo do Ceará 
O Acquario Oceânico do Ceará, em construção na Praia de Iracema, foi o assunto da sessão da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) nesta quinta-feira (26). Deputados da base aliada do Governo responderam a questionamentos da oposição sobre o projeto milionário, em obras desde 2011.

Da tribuna da Assembleia Legislativa, o líder do Governo, Evandro Leitão (PDT), afirmou que a obra do Acquario nunca foi paralisada e que deve ser concluída em 2017. Disse, ainda, que os recursos para o projeto devem ser liberados em breve. Evandro Leitão também apresentou estudo do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), sobre o retorno econômico do empreendimento para o Ceará.

As respostas do deputado Evandro Leitão não convenceram os deputados da oposição. Um dos questionamentos diz respeito aos recursos para manter o equipamento em funcionamento e sobre a responsabilidade por esta manutenção. “O Governo não nos respondeu com clareza quanto a essa questão. O Mato Grosso fez uma licitação considerando R$ 5 milhões de custeio por ano para o aquário de lá, que é um terço do Acquario do Ceará. Cadê essa informação?”, questiona o deputado Carlos Matos (PSDB).

Polêmicas
O Acquario Oceânico do Ceará é alvo de diversas polêmicas desde a apresentação do projeto, em 2011. Parte da população é contra a obra por considerá-la cara e não prioritária para o estado. A Secretaria de Turismo do Ceará defende que o Acquario Oceânico vai aumentar e qualificar o turismo no estado. O empreendimento já teve as obras paralisadas por duas vezes a pedido do Ministério Público.

Em 2013, o Ministério Público apontou várias irregularidades praticadas pela Secretaria do Turismo na construção do Acquario, entre elas o favorecimento de uma empresa para realizar a segunda etapa das obra e garantir empréstimo de um banco americano para a obra. Segundo o Ministério Público, a Setur fez convênio com uma fundação que precisou alterar seu estatuto para executar os projetos demandados, mesmo sem ter condições técnicas.

Segundo o Ministério Público, o Fortaleza Convention Bureau, entidade ligada ao governo e que promove o turismo foi usada como “barriga de aluguel” para a contratação de uma segunda empresa para elaborar o projeto do Acquario. (Do G1 CE)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo