REDIRECIONAMENTO

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Memórias com fôlego de sanfona

Dominguinhos
A voz é macia e carrega paixão. Algumas palavras são soletradas devagar, proferidas com intimidade, pois o narrador quer debulhar os "causos" da vida. Assunto não falta, afinal, o filho de "mestre Chicão" e de "dona Mariinha" partiu de Garanhuns (PE) muito jovem. Queria tocar sanfona e driblar as dificuldades com a música. Dominguinhos (1941-2013) conseguiu. Fácil, não foi.

Neste 12 de fevereiro, Dominguinhos completaria 74 anos de vida. O momento é oportuno para o lançamento do DVD ''Dominguinhos'', documentário que reúne encontros musicais e preciosas imagens de arquivo do artista.

Narrado pela voz suave e confessional do próprio sanfoneiro, a obra detalha a trajetória do nordestino no desbravar de um Brasil caboclo, quase inocente. Este resgate é auxiliado pela cuidadosa e bem montada seleção de imagens.

Diretor do filme, ao lado de Mariana Aydar e Eduardo Nazarian, Joaquim Castro explica que a missão era resgatar a memória afetiva, os sons da infância que influenciaram diretamente a musicalidade do poeta. Joaquim declara paixão pelos forrós, advindo das andanças - aos 15 anos de idade - nas festas. É nesse universo de zabumbas, triângulos e sanfonas, onde surge a proximidade com a obra de Seu Domingos. "Pensava em colocar tudo aquilo em filme", explica o cineasta. A chance chegaria anos depois, já na cidade do Rio de Janeiro. Tudo iniciou com um telefonema da amiga Mariana Aydar: "Dominguinhos está ensaiando para se apresentar em um prêmio de música, vamos lá filmar?". O sim foi imediato. (Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo