A ONU Mulheres, grupos de estudos de gênero e raça das universidades brasileiras, coletivos feministas e a diretoria de Mulheres da União Nacional dos Estudantes (UNE) se juntam para dizer não à violência simbólica e física contra calouras e calouros nos trotes universitários. As entidades lançaram na última sexta-feira, 6, uma ‘Carta pelo Fim do Trote violento contra Gênero e Raça’, com o intuito de expressar publicamente um compromisso institucional a favor de mulheres, trans, lésbicas, gays, negras e negros. A mobilização faz parte da iniciativa O Valente não é Violento, vinculada à campanha do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres”.
Entre as atividades propostas na Carta para dar fim a essas práticas violentas estão a elaboração de uma campanha de mídia e advocacy contra o trote violento, que conscientize universitárias e universitários a respeito da violência de gênero e raça, e a formação de uma rede institucionalizada de apoio, com a implementação de comitês de apuração e ouvidorias.
Mais ações
As ações também incentivam a denúncia de violências sofridas ou presenciadas por meio do aplicativo Clique 180 disponível para download nos sistemas de smartphones IOS e Android, doportal Minha Voz (www.minhavoz.com) e do mapa Chega de Fiu Fiu (www.chegadefiufiu.com.br), a fim de tornar públicos os casos de violência e fornecer informações como serviços públicos de assistência policial, jurídica e psicológica pós-violência ou de prevenção.
Saiba mais
“O Valente não é Violento” é uma iniciativa da campanha UNA-SE Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, do Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que conta com o envolvimento de todas as agências da ONU e é coordenada pela ONU Mulheres. No Brasil, a ação conta com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
Tem como objetivo estimular a mudança de atitudes e comportamentos machistas, enfatizando a responsabilidade que os homens devem assumir na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Desse modo, a juventude da América Latina e do Caribe poderá ter uma vida livre da violência de gênero. Para saber mais sobre “O Valente não é Violento”, acesse: www.ovalentenaoeviolento.org.br (Da Agência Boa Notícia)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo