REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Quixeramobim pode ter fábrica de leite em pó em 2015

Foto: Alex Pimentel
Em reportagem divulgada na edição do Jornal Diário do Nordeste deste domingo, 23, foi informado que os produtores cearenses ganharão, no próximo ano uma nova indústria no Estado de beneficiamento de leite. De acordo com a matéria, uma fábrica de leite em pó será instalada na sede de uma das três maiores bacias leiteiras do Estado: Iguatu, Morada Nova ou Quixeramobim.

Em entrevista ao Jornal, o presidente da Câmara Setorial do Leite - órgão vinculado à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Álvaro Carneiro Júnior, revelou que apesar da estiagem, nos últimos três anos a produção de leite do Ceará deu um salto qualitativo e quantitativo, crescendo em torno de 35%. "Hoje a nossa pecuária leiteira é a mais 'tecnificada' do Nordeste. Somos o terceiro maior produtor da Região, atrás apenas de Bahia e Pernambuco. Aqui há empresas (indústrias de beneficiamento) com produção alta e tecnologia de ponta. E há mais empresas entrando no mercado", informa.

O presidente da Câmara do Leite informou ainda que a meta dos produtores cearenses de leite é trazer mais indústrias de grande porte ao Estado para comprarem o leite produzido aqui, solucionando o impasse da superprodução de leite em contraponto a pouca demanda. "O Ceará é muito forte na produção de queijo coalho. Então, grande parte do nosso leite vai para queijarias. Hoje fornecemos para a Lacticínios Betânia, a Cooperativa de Maranguape, a Coocentral, a Danone e para mais uns 20 lacticínios pequenos, mas ainda é pouco", reconhece.

A decisão de instalar a indústria de leite em pó e um dos três municípios foi tomada durante reunião da Câmara Setorial do Leite realizada em 17 de novembro último. A elaboração do projeto industrial será coordenada pela Adece, que definirá onde ele será instalado e será sócia dos empresários no empreendimento, que terá investimento da ordem de R$ 20 milhões. A perspectiva é de que a fábrica chegue a produzir 400 mil litros de leite em pó por dia.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação / Informações do Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo