REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Quixeramobim: Patrimônio na Tela inicia gravação de documentários

Alunos durante gravação do documentário ''Damas de Barro"
O projeto Patrimônio na Tela, coordenado pelo cineasta Alexandre Veras, chega ao módulo da prática em vídeo documentário. Na última semana os alunos do curso iniciaram as filmagens de dois projetos de vídeo.

As imagens são produzidas inteiramente pelos alunos, que passaram por vários módulos de treinamento até chegarem à prática em filmagem. Sempre guiados pelos olhos de Alexandre, os alunos se dividiram em dois grupos para a execução dos trabalhos “Damas de Barro” e “A Bola, o Trem e o Rádio”.

Damas de Barro
De autoria dos alunos Francisco Irã e Túlio Eduardo, o documentário é um registro de uma antiga arte feita por mulheres da localidade de Poço Grande, Zona Rural de Quixeramobim. Essas mulheres há muitos anos fabricavam utensílios de barro, de diversas formas, e vendiam esses equipamentos em feiras. Hoje, com o passar do tempo, essa arte vive como lembranças, as quais o filme visa revigorar em vídeo.
Alunos recebem orientações de Alexandre Veras durante gravações
do documentário "A Bola, o Trem e o Rádio"
A Bola, o Trem e o Rádio
De autoria do aluno Elistênio Alves, o vídeo busca registrar processos da memória de um personagem que vive inserido entre sua infância como telegrafista de trem e seu amor pelo futebol e pelo rádio. O personagem é o cronista esportivo Viana Filho. O trabalho tem um foco nas histórias de Viana, bem como rememorar a importância também do trem, do rádio e do futebol para Quixeramobim.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Um comentário :

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo