REDIRECIONAMENTO

sábado, 29 de novembro de 2014

Bienal do Livro do Ceará divulga programação

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult) finalmente anunciou a programação da edição de 2014 de um dos mais tradicionais eventos culturais. Com uma programação que atende todos os públicos, a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará será realizada de 6 a 14 de dezembro no Centro de Eventos do Ceará. Com o tema "Fortaleza de Moreira Campos", o evento terá entrada gratuita e acontece entre 9h às 22h. A área destinada à exposição e comercialização de livros ocupará um total de 10 mil m² no piso térreo, onde serão expostos cerca de 80 mil títulos, correspondendo a 150 toneladas de livros. Trinta editoras e 15 livrarias terão estandes próprios. Outras 450 grandes, médias e pequenas editoras serão representadas e terão suas publicações colocadas à venda na Bienal do Livro, com preços acessíveis, segundo a Secult.

Entre a empresas apontadas como principais pela Secult estão nomes como Editora Rocco, Cia. Das Letras, Zahar, Editora Atlas, Editora Vozes, Cortez Editora, Editora Escala, Editora Senac, Editora Girassol, Brinque-Book, CT Editora, SBS - Special Book Services, Editora Pensamento Cultrix, Grupo Editorial Summus e Editora Savoy.

As editoras universitárias terão uma área exclusiva, já estando confirmadas a Associação Brasileira de Editoras Universitárias, Edições UFC e editoras da Uece, Unesp, Unicamp e UFMG. A expectativa de movimentação financeira em negócios na Bienal será de aproximadamente R$ 9 milhões.

Os escritores principais anunciados como atrações do evento, em sua maioria cearense, são: Lira Neto, Xico Sá, Luis Serguilha, Mário Magalhães, Ana Miranda, Tércia Montenegro e Socorro Acioli.

Infância
Na ala infantil, a programação terá atividades de contação de histórias, lançamentos de livros e brincadeiras. Entre os nomes confirmados estão: Tino Freitas, Benita Prieto, Ieda de Oliveira, Rafael Limaverde, Daniel Dias, Almir Mota, Efigênia Alves, Túlio Monteiro, entre outros. Uma das atrações principais do evento é Bia Bedran, referência quando se trata de arte de cantar e contar histórias.

Entre as atividades paralelas, deverão ser realizadas eventos de programas da própria Secretaria da Cultura, como encontros de Agentes da Leitura e do Sistema Estadual de Biblioteca.

Incluindo também o público de jovens, a Bienal também trará editoras que publicam livros de RPG (com área exclusiva destinada aos jogos) e de Literatura Fantástica, gênero que ganha cada vez mais espaço entre os novos escritores. Foram convidados os escritores André Vianco, Marcelo Del Debbio, Leonel Caldela, Carolina Munhoz, Affonso Solano e Raphael Draccon.

Homenageados
Em 2014, a Bienal Internacional do Livro do Ceará fará um tributo ao escritor cearense José Maria Moreira Campos, considerado um dos maiores das letras no Estado. Campos faria 100 anos de nascimento neste ano. O autor teve destaque diversas antologias nacionais, sobretudo na área do conto. Suas obras foram traduzidas para os idiomas inglês, francês, italiano, espanhol e alemão.

E é do escritor que vem uma das melhores notícias acerca da realização da Bienal do Livro. Será lançado durante o evento a reedição das obras de conto de Moreira Campos, totalizando 900 páginas em dois volumes. "A reedição acontece para atender uma demanda reprimida que buscam a sua obra, atualmente disponível apenas em sebos", diz Carolina Campos, neta do autor e filha da também escritora Natércia Campos.

Ainda na divulgação de publicações, também será lançado um livro de contos inéditos de Moreira Campos, intitulado de "A Gota Delirante". O evento também reunirá diversas mesas para debater o impacto e o universo do escritor. A programação em alusão a Campos na Bienal acontecerá sempre às 18h.

Hatoum
Com mais de 200 mil exemplares vendidos no Brasil, o escritor manauense Milton Hatoum é também um dos homenageados desta edição da ação cultural. Durante o Bienal também será prestada reverência ao escritor Antônio Girão Barroso, um dos fundadores da revista Clã, em 1946. Os 120 anos da Academia Cearense de Letras - a mais antiga em atividade no Brasil - também serão celebrados no evento. (Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo