REDIRECIONAMENTO

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Mensalidades das escolas e faculdades devem subir até 15%

O período de matrícula em algumas escolas já começou e a temporada de reajustes também. Pela sondagem feita pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe-CE), a perspectiva é de que as mensalidades das escolas e faculdades sofram reajustes entre 10% e 15% em 2015. Ou seja: acima da inflação prevista para 2014, cujo teto é de 6,5%.

O percentual de aumento é semelhante ao que está sendo proposto em capitais como São Paulo, onde foi anunciando o percentual de 15% nas mensalidades. O professor Airton Almeida de Oliveira, presidente do Sinepe-CE, ressalta que o sindicato não faz nenhuma indicação de reajuste. “A decisão sobre os aumentos é de cada estabelecimento”.

Há atualmente uma pressão de custos fortes sobre os estabelecimentos de ensino. Airton de Oliveira conta que é feita uma avaliação criteriosa sobre os aumentos, mas é difícil não repassar a pressão dos preços para as famílias, já que o setor não possui nenhum benefício fiscal. “As empresas enquadradas como micro e pequenas empresas, segundo o Sinepe-CE, pagam 50% a mais do que qualquer atividade comercial. Por isso, muitas escolas quebram”, reforça.

No caso dos estabelecimentos de ensino, a cesta de custos sofre pressão dos aumentos do salário mínimo, da energia, dos alugueis (muitas escolas não possuem sedes próprias) e das novas tecnologias que começam a ser utilizadas. Também há um fator novo: a lista de material escolar que não pode mais ser cobrada por fora.

Os aumentos dos estabelecimentos de ensino devem ser informados com antecedência e se adequar à renda das famílias. “Tem escola para a qual não é recomendado nem o repasse da inflação, para que ela não perca alunos”.

Atualmente ocorre uma migração forte de alunos entre os estabelecimentos de ensino e quem quiser sobreviver precisará apresentar também uma estratégia de preço. (Fonte: O POVO)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo