“É preciso ter mais coragem para fazer a paz do que para fazer a guerra” (Papa Francisco).
Essa frase, que o Papa Francisco proferiu durante o encontro com os presidentes israelita e palestino no início de junho deste ano, soa quase que como um desafio nos dias atuais, quando vemos e ouvimos conflitos com inúmeros mortos e feridos.
Na busca pela paz é preciso ter coragem, mas também é necessária a perseverança na oração. O Santo Padre, no Ângelus do dia 13 de julho, nos exortava que a oração não é em vão porque ela nos ajuda a não nos deixar vencer pelo mal nem nos resignar ao fato de que a violência e o ódio predominem sobre o diálogo e a reconciliação.
A busca pela paz entre as nações é fundamental. Mas estes dois elementos importantes na busca pela paz, coragem e perseverança na oração, pode também ser aplicado a nossa vida pessoal, na busca pela paz interior.
Infelizmente, o que mais percebo nos aconselhamentos que faço pelo rádio ou TV é que hoje estamos vivendo uma contínua e ansiosa sensação de estar constantemente atrasado ou de que sempre há algo mais a se fazer, mas sem saber ao certo aonde queremos chegar.
Facilmente desistimos de dar passos em direção ao que há de melhor dentro de nós porque muitas vezes buscamos no lugar errado. Sem a paz de Jesus, ninguém está satisfeito consigo mesmo. Buscamos a paz em todos os lugares, menos no pleno amor: Jesus Cristo. E com Ele, a nossa vitória é certa.
Na busca pela paz interior é preciso ter coragem de encarar nós mesmos com nossos defeitos e qualidades, nos enxergar como realmente somos. E coragem para começar a mudar o que realmente precisa ser modificado. E nesse caminho de mudança, a perseverança na oração não nos deixa perder a esperança.
Nesta mensagem, quando no domingo (03) celebramos a vocação sacerdotal – em virtude de São João Maria Vianney – gostaria também de fazer uma prece por todos os sacerdotes, aqueles que são “consagrados para ser, em nome de Cristo, pela palavra e pela graça de Deus, os pastores da Igreja” (CIC 1535). E que, muitas vezes, ajudam os fiéis na busca da paz interior.
Por isso, os convido a lembrarem de todos os sacerdotes que foram importantes ao longo de suas vidas e rezar por eles, que sejam santos e fervorosos sacerdotes.
ORAÇÃO PELOS SACERDOTES
Senhor Jesus, presente no Santíssimo Sacramento do Altar, que Vos quisestes perpetuar entre nós por meio de vossos sacerdotes, fazei com que suas palavras sejam somente as vossas, que seus gestos sejam os vossos, que sua vida seja o fiel reflexo da vossa.
Que eles sejam os homens que falem a Deus dos homens e falem aos homens de Deus.
Que não tenham medo de servir, servindo a Igreja como ela quer ser servida.
Que sejam fiéis aos seus compromissos, zelosos de sua vocação e de sua entrega, claros reflexos da própria identidade e que vivam com alegria o dom recebido.
Tudo isso vos peço pela intercessão de vossa Mãe Santíssima: ela que esteve presente em vossa vida, esteja sempre presente na vida dos vossos sacerdotes.
Amém
Padre Reginaldo Manzotti
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo