Balanço oficial apresentado ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela queda no número de jovens eleitores na faixa etária de 16 e 17 anos, que não são obrigados a votar mas podem tirar o título de eleitor. De 2010 para cá, esse grupo caiu de 2,3 milhões de eleitores para os atuais 1,6 milhão no Brasil. São cerca de 750 mil a menos que há quatro anos. No Ceará, também houve queda de eleitores nesta faixa etária. Eram 165 mil, em 2010, e passaram a 130 mil neste ano.
Para o Tribunal, essa redução se deve à nova metodologia no cadastro de eleitores. Agora, o TSE considera a idade que o eleitor tem no dia da votação. Muitos jovens que, ao se registrar tinham 17 anos, já terão completado 18 na hora do voto, que se torna então obrigatório. (Fonte: Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo