REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Domingos Filho participa do Fórum de Governança Colaborativa em Quixeramobim

 
O vice-governador Domingos Filho participou na manhã de hoje, 23, do Fórum de Governança Colaborativa do Sertão Central, que contou com a participação do Prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, Audic Mota, Presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará; Expedito Nascimento, Vice-Presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE); e o Secretário executivo da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão(SEPLAG), Marcos Antônio Brasil, vereadores, secretários municipais e diversas lideranças políticas e comunitárias da região.

O evento possibilitou ao vice-governador a realização de uma prestação de contas referente às ações do Governo do Estado, citando dentre os principais projetos implantados, o Metrô de Fortaleza, com cerca de 68,5 Km de extensão, e que percorre as linhas sul, leste, oeste da Região Metropolitana de Fortaleza, além do Metrô de Sobral, com 13,2 Km de extensão, o Metrô do Cariri, que conta com 9 estações e capacidade de 1300 passageiros/ dia.

Domingos Filho também citou a construção da Ferrovia Transnordestina, com 632 km de extensão e conclusão prevista para dezembro de 2016.
Em relação aos recursos hídricos o vice-governador ressaltou a integração das bacias hidrográficas, o chamado “Eixão das Águas”. Tendo extensão de 1.300 km, o projeto Cinturão das Águas, que está em fase de execução, abrangerá cerca de 93% da população do Estado. “A integração das bacias resultará em 4,2 milhões de pessoas beneficiadas”, afirma Domingos.

Na Infraestrutura Rodoviária, segundo Domingos, o Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 1.698.000, e crescimento de 20% nos anos de 2007 a 2013. 16 aeroportos foram construídos em todo o Ceará, 09 foram homologados e operados pelo Departamento de Rodovias do Estado (DER), e 05 ainda serão homologados e operados pelo DER.
O Governo tem apostado também no Turismo, com a construção de uma das maiores obras do Governo do Estado do Ceará. Considerado o maior do país, o Centro de Eventos do Estado do Ceará tem 176 mil/m², totalizando 1,5 mil m² de módulos de exposição, com capacidade para 30 mil pessoas simultaneamente.

O Aquário do Ceará foi citado como uma das obras mais promissoras, injetando cerca de 43 milhões na economia, gerando 18 mil empregos, além de atrair turistas para a região.
A Arena Castelão, um dos primeiros estádios de futebol a ser construídos para a Copa do Mundo gerou na economia cearense aproximadamente 32.791 empregos diretos somente em obras públicas neste ano, de acordo com dados do Governo do Estado.

Na Educação, os projetos apresentados incluíram a construção de 102 escolas profissionalizantes, 117 Centros de Educação Infantil (CEI), sendo que 09 unidades de Educação Infantil já foram concluídas, além do projeto “Alfabetização na Idade Certa”, que tem por objetivo combater o analfabetismo no Ceará utilizando como metodologia o treinamento dos educadores e a distribuição de material escolar, contemplando 184 municípios cearenses.
Com o objetivo de prover acesso por banda larga nas principais cidades do Interior, com cobertura inicial de 82% da população, o projeto “Cinturão Digital” viabiliza o acesso aos serviços digitais, sendo estes indispensáveis para o crescimento tecnológico e econômico do Estado.

Na área da saúde destacou-se a implantação dos Hospitais Regionais do Cariri, Sobral e Sertão Central, a criação de Centro de especialidades odontológicas (CEO), 22 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e 22 Policlínicas em todas as regiões do Estado. No total foram 07 hospitais reformados e bem equipados na capital e 05 hospitais de qualidade construídos no interior.
Na ocasião, o prefeito Cirilo Pimenta, lembrou ao vice-governador que na próxima quarta-feira, 25, deverá ser assinada a ordem de serviço para construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), em Quixeramobim.

Sendo a Segurança Pública um dos assuntos mais debatidos em todo o país, Domingos destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado na área. Ao todo foram construídas cerca de 26 cadeias públicas e reformadas duas unidades penitenciárias. O “Ronda do Quarteirão”, e a criação da Academia Estadual de Polícia (AESP) também foram citados por Domingos.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo