REDIRECIONAMENTO

segunda-feira, 23 de junho de 2014

CE pode ser habitat de espécies desconhecidas

Apesar de quatro séculos de caça e desmatamento, principais responsáveis pela extinção de espécies importantes de sua fauna, o Ceará ainda possui áreas na região centro do Estado (Sertão Central e Inhamuns) praticamente inexploradas pela Zoologia e Etnozoologia. Ali, podem existir novas espécies ainda desconhecidas da Ciência. A constatação é um dos resultados da tese de doutorado do biólogo Hugo Fernandes Ferreira, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O estudo "História da Zoologia no Estado do Ceará", recentemente publicado na revista científica Gaia Scientia, representa um estímulo maior para que mais pesquisadores foquem seus trabalhos em terras cearenses com grandes chances de descobertas em futuro próximo.

Ele explica que o litoral e as serras foram muito bem exploradas pelos estudiosos e essa área, nomeada com "buraco amostral", é rica em seu ecossistema. Além disso, aponta a pesquisa, considerando que, nos últimos três anos, três novas espécies foram descobertas no Ceará - o lagarto Tropidurus jaguaribanus, a rã Pseudopaludicola pocoto e o porco-espinho Coendou baturitensis - as possibilidades de novas espécies para a Ciência ou pelo menos novos registros de distribuição para espécies já conhecidas são muito fortes.

A região central do Ceará é caracterizada principalmente pelo clima semiárido e vegetação seca, com espécies arbustivas e arbóreas, típica do bioma da Caatinga. Apesar de, comenta Hugo Ferreira, muita gente achar que regiões como essa oferecem pouca diversidade, o que ocorre, de fato, é justamente o contrário.

"A Caatinga abriga uma grande variedade de animais, incluindo espécies endêmicas (ou seja, que só existem na Caatinga) e ameaçadas de extinção. Por exemplo, é justamente na Caatinga onde ocorre o maior número de aves ameaçadas", explica o pesquisador. (Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo