REDIRECIONAMENTO

sábado, 15 de março de 2014

Canudos FM: Programa “Conselheiro no rádio” discutiu a reforma da Casa Conselheiro e a inserção da figura do beato em Quixeramobim

Como uma das ações da programação do Conselheiro Vivo durante os quatro dias de evento, de 10 a 13 de março, a Fundação Canudos, em parceria com a Ong Iphanaq e demais entidades, realizou durante a programação especial da rádio Canudos FM (106,7), o programa ‘Conselheiro no rádio’, para divulgar a programação diária e ainda para realizar debates de temas relevantes sobre a história de Conselheiro e sua inserção no contexto da cidade. O programa foi  apresentado pelo professor e historiador Neto Camorim.

Sempre de 13 às 14 horas, o programa recebeu as entidades que participaram do evento. Na segunda-feira, 10, primeiro dia de atividades, o convidado para o debate foi o integrante da Ong Iphanaq, Danilo Patrício. Para Danilo, este ano  a programação se utilizou do anuncio da reforma da Casa Conselheiro para discutir ações para serem implantadas após a conclusão da obra, firmando um pensamento do que estará disponível para  o município. “A preocupação existe com a reforma arquitetônica, mas também com a reforma do coração da Casa, do que é que ela vai ter, do dia a dia, do funcionamento, do que ela vai oferecer a cidade, como ela vai se abrir a cidade. Isso é uma discussão maior do que somente as paredes da Casa. Aproveitamos o evento para discutir isso também”, disse.
Bruno Paulino, coordenador de cultura da secretaria municipal, abordou durante os dias a programação realizada pela secretaria nas escolas, como Oficinas, exibição de filmes, apresentações artísticas e debates com alunos. A importância de inserir a figura de Antonio no cotidiano da cidade, tendo em vista sua forte influência neste contexto foi também um dos temas do programa. Entidades como CETRA, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que também participaram do programa, destacaram que trazer o resgate das coisas do campo para o cenário urbano da cidade, como forma de difundir as ideias do beato, que era o florescer do campo em prol do bem social da comunidade, é sim uma forma de inserir Conselheiro em Quixeramobim. Pelo segundo ano consecutivo a caravana da cidade de Canudos, na Bahia, visitou o Sistema Maior de Comunicação e participou da programação especial veiculada na rádio.
Gilmar de Carvalho, professor, escritor e pesquisador da historia do beato, esteve nos estúdios da FM 106,7 para falar sobre a figura de seu estudo. Para Gilmar, Conselheiro tem forma aglutinadora: “A ideia do Conselheiro está muito no olho a olho, no boca a boca, no contato mais direto, mais fraterno. Eu vejo Conselheiro como uma figura muito aglutinadora, solidária, generosa, muito pai, muito próximo. Essa ideia do Conselheiro Vivo eu acho interessantíssima e inteligente. Ela cristaliza essa permanência do discurso da fala e das ações dele”, disse.

O diretor-presidente da Fundação Canudos, Sérgio Machado, destacou o empenho da entidade em manter viva a história de Conselheiro e Canudos: “Nós (a Fundação Canudos) queremos sempre estar inseridos no Conselheiro Vivo. Sabemos que temos um importante papel social neste contexto, afinal não é por acaso que também nos chamamos Canudos. Estivemos e sempre estaremos com nossos espaços disponíveis para gente de bem que trabalha muito para manter viva a memória de Conselheiro e de Canudos”.

O interlocutor do programa, Neto Camorim, em nome da Ong Iphanaq e das demais entidades realizadoras agradeceu aos parceiros desta edição do evento e os espaços cedidos: “Essa parceria com o Sistema Maior de Comunicação e a Fundação Canudos continuará, para que o Conselheiro seja de fato mais vivo. Queremos uma realidade mais comprometida dentro das ações da solidariedade e dentro das ações da justiça social”, finalizou.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo