O Cine Ceará Itinerante, um projeto promovido pela Corte Seco Filmes, em parceria com a Associação Cultural Cine Ceará, com o objetivo de levar a sétima arte à comunidades onde não existem salas de cinema, chega a sua 15ª edição com exibições em cinco cidades do Interior do Estado. Serão apresentados filmes brasileiros e cearenses, em especial os premiados na 23ª edição do Cine Ceará, realizado no ano passado, em Fortaleza. A expectativa do projeto é contemplar um público total de aproximadamente 4.000 expectadores.
Em cada sessão serão exibidos nove curta-metragens, sendo três documentários, três ficções e três animações. Na programação estão "O que lembro, tenho", de Rafhael Barbosa; "Em cartaz", de Fernanda Teixeira; "Mauro em Caiena" de Leonardo Mouramateus; "ED" de Gabriel Garcia; "O pai do gol" de Luiz Ferraz; "L" de Thais Fujinaga; "Vida Maria" de Márcio Ramos; "O plantador de quiabos" do Coletivo Santa Madeira e "Uma odisseia no sertão", produzido por Josimário Façanha.
A primeira exibição está programada para hoje, na Praça da Igreja Matriz de Barreira, na região do Maciço de Baturité.
A sessão especial, gratuita, ao ar livre, tem início previsto para as 19 horas. A Mostra faz parte da segunda etapa do 23° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, ocorrido em setembro passado em Fortaleza.
Segundo a organização do evento o roteiro de exibições continua amanhã, na Praça Central de Acarape, também na região do Maciço de Baturité. O circuito para durante a semana e retoma as atividades em Pindoretama, na próxima sexta-feira, dia 7, no Centro Cultural da cidade. No dia seguinte será a vez de Pacajus, na Praça Renato Pessoa de Aguiar, e finalizando as exibições, no domingo, dia 9, haverá sessão especial na Praça da Igreja Matriz de Chorozinho.
O cine itinerante já passou por comunidades da Capital, ocasião em que 100 crianças e adolescentes de 8 a 16 anos de idade participaram de oficinas de capacitação sobre animação. Nelas, os alunos aprenderam noções básicas de cinema de animação e desenvolvem as técnicas deste gênero. Todos receberam lanche, kit com camisa e boné do projeto, material para produção e um certificado ao final da oficina. A supervisão do curso foi realizada pelo cineasta Telmo Carvalho, coordenador do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Na avaliação do diretor do Cine Ceará Itinerante, o cineasta Wolney Oliveira, o projeto vem colaborando para a democratização da produção audiovisual, para dar acesso ao espectador dessas localidades à programação exibida durante as edições do Cine Ceará e também para motivar o público jovem e descobrir novos talentos nas oficinas.
Além do evento, várias organizações não governamentais realizam mostras de cinema no Interior. De acordo com a produtora cultural Edna Letícia Uchôa, uma das organizadoras do Quixadá Mostra Cinema, no Sertão Central, realizado a cada biênio, tem o Curta Canoa, no município de Aracati, o Festival de Jericoacoara, em Jijoca, e o Festival de Cinema de Guaramiranga, Guaracine, no Maciço de Baturité. O formato é praticamente o mesmo do Cine Ceará. O espaço utilizado para as exibições são locais públicos, entre praças e teatros, conforme ela. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo