Logo após sua chegada, Cid Gomes descerrou a placa e visitou as instalações da unidade. Em entrevista a Rádio Campo Maior AM 840, Cid afirmou que a obra representa o fortalecimento da saúde dos cearenses e que pretende concluir a nova rede de atendimento no Sertão Central até o final deste ano: “Essa é uma área que a gente tem procurado estruturar melhor o Estado do Ceará. Isso pressupõe um esforço e apoio aos municípios para que eles implantem e universalizem a atenção básica, além da implantação regionalmente do Centro de Especialidades Odontológicas, das Policlínicas, das UPA’s e, macro regionalmente, Hospitais Regionais. Aqui na região, se Deus quiser, teremos todos esses equipamentos prontos antes do final do ano” disse.
Em seu discurso, Cid Gomes destacou, ainda, o volume de investimentos mensais para manter a UPA funcionando: “Nós vamos investir aqui todo mês R$ 340 mil”. O governador relembrou que com esta unidade de Quixadá o Ceará já conta com um total de 18 UPA’s e o objetivo e aumentar esse número: “Nós pretendemos chegar a 30”, afirmou.
Durante a solenidade, o governador esteve acompanhado do vice-governador Domingos Filho e do presidente da Assembleia Legislativa, José Alburquerque, além do ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino, diversas lideranças e prefeitos da região.
O presidente do Consórcio de Saúde do Sertão Central, Cirilo Pimenta, declarou que em breve o município de Quixeramobim contará com a sua própria Unidade de Pronto Atendimento(UPA), que segundo ele, juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU) e o Hospital Regional do Sertão Central, contribuirão para a melhoria no atendimento de urgência e emergência no sertão central como um todo.
Na ocasião, Cirilo afirmou, ainda que o Governo Cid Gomes foi o Governo que mais investiu em saúde: “Para mim é o governo que mais deu atenção à saúde por essas estruturas estratégicas como a Policlínica, o CEO , as UPA’s e o SAMU, e eu tenho certeza que daqui há seis, sete meses tudo aquilo que ia para Fortaleza, não necessariamente irá mais, por essa estrutura fabulosa que está sendo montada, que diminuirá o sofrimento e resolverá muitas das competências que hoje só são resolvidas em Fortaleza”.
No atendimento de urgência e emergência, Quixadá conta também com Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192 - Ceará Polo 1). Com a expansão dos serviços do SAMU, a Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, instalou bases em Quixadá e em mais outros três municípios do Sertão Central: Solonópole, Senador Pompeu e Pedra Branca. A sede regional do programa funciona em Quixeramobim. As ambulâncias e equipes do SAMU ficam em locais estratégicos para agilizar o transporte qualificado dos pacientes até às unidades de atendimento.
UPAs no interior
Há UPAs 24 horas construídas pelo governo do Estado com o apoio do governo Federal atendendo a população de Maranguape, Caucaia, Eusébio, Aracoiaba, Canindé, Crateús, Pentecoste, São Benedito, Pecém, Horizonte e Tauá. Na Capital, são seis UPAs 24h construídas pelo governo estadual, nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Canindezinho, Conjunto Ceará, Conjunto José Wálter e Messejana. No total, com a UPA de Quixadá, já são dezoito unidades formando a rede de urgência e emergência do Ceará.Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação








Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo