REDIRECIONAMENTO

sábado, 2 de novembro de 2013

Feriado de Finados: Grande número de pessoas devem passar pelo cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Quixeramobim

 
Centenas de pessoas devem passar pelo cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Quixeramobim, durante este feriado de Finados. O cemitério é um dos maiores do Sertão Central. Desde o início da manhã deste sábado, 02, a movimentação já é grande, populares prestam homenagens a familiares e amigos que já faleceram.

Durante todo o dia, além de visitas, as famílias costumam fazer limpeza e decoração caprichada nos espaços. Os comerciantes já ocupam seu espaço nas calçadas com suas barraquinhas para a venda de flores e enfeites para os jazigos. Segundo os comerciantes, um dos produtos mais vendidos é a vela.

Saiba mais
O dia de Finados só começou a existir a partir do ano 998 depois Cristo. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.

O costume de rezar pelos mortos nesse dia foi trazido para o Brasil pelos portugueses. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores e milhares de velas são acesas.

Postado por: Jornalismo - Sistema Maior de Comunicação

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.

Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.

Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.

Cordialmente,
Departamento de jornalismo