A taxa de analfabetismo entre pessoas com mais de 15 no Ceará caiu em 34% entre 2001 e 2012, segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O dado faz parte do estudo "Perfil do Analfabetismo da População de 15 anos ou mais no Ceará", que será divulgado em detalhes na quinta-feira (23).
O trabalho do IPECE analisa o perfil do analfabetismo com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o órgão, o índice de 2012 coloca o Ceará em uma posição acima da média nacional em 6,1 pontos percentuais. O Ipece adianta ainda que 75% dos analfabetos do Ceará moravam, em 2012, em municípios do interior do estado. Os economistas do instituto Luciana de Oliveira Rodrigues, Carlos Alberto Manso, Raquel da Silva Sales e Vitor Hugo Miro Couto elaboraram o trabalho, sob a coordenação do professor Flávio Ataliba, diretor Geral do IPECE.
A região Nordeste contém 54% dos analfabetos do Brasil, o que equivale a um contingente de mais de sete milhões de pessoas. "Embora os níveis atuais sejam ainda expressivos, na última década a taxa de analfabetismo no Brasil e, analogamente, na região Nordeste e no Ceará, seguiu uma trajetória de queda", registra o estudo. (Do G1 Ceará)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo