Foto: Cleumio Pinto |
Enquanto a administração municipal não solucionar o problema, o recanto permanecerá fechado. Os idosos não têm mais acesso aos serviços de assistência desde ontem. Demonstrando irritação com o tratamento dos gestores públicos, dom Adélio emitiu uma nota pública criticando a falta de compromisso da gestão pública.
Conforme o bispo emérito, havia promessa das autoridades de pavimentação do trecho de pouco mais de 300 metros até o espaço de atividades dos idosos. Segundo ele, além da poeira, uma vala esta se formando onde escorre água de uma propriedade vizinha. A poeira agrava as doenças dos visitantes mais velhos e os buracos podem danificar o micro-ônibus disponibilizado para o transporte até o Remanso.
De acordo com dom Adélio, o serviço de pavimentação havia sido prometido pelo ex-prefeito, Rômulo Carneiro. Ele teria assegurado a existência de projeto e recursos para realização da estruturação da avenida. Seria iniciada no fim de 2011, mas a obra não foi executada. O atual prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra, teria feito a mesma promessa no início do seu mandato, em janeiro deste ano.
O religioso destacou ainda que o prefeito visitou o Remanso da Paz, para verificar as condições de acesso, e seu secretário de Obras, à época Antônio de Pádua, havia confirmado o compromisso de recuperar com máxima urgência o trecho de extensão da Avenida Plácido Castelo.
A casa de acolhida Remanso da Paz atende 40 idosos com fisioterapia, aulas de artesanatos, jogos e assistência social. O micro-ônibus vai apanhá-los às 6 horas, em suas residências. Eles têm café da manhã, almoço e jantar no final da tarde, antes de retornarem para suas casas.
Dom Adélio quer apenas que os políticos falem a verdade. "Não prometam sem poder cumprir". Os serviços são mantidos sem nenhum auxílio da administração municipal. "Estes idosos não são meus filhos e sim filhos de Quixadá. Forçosamente divulguei que fecharei o Remanso para ter uma reação das autoridades e solucionar este problema". Para o aposentado Francisco Adriano Filho, mais conhecido como "Chico Caboclo", a casa é a sua salvação. Com mais de 80 anos, nela, encontra amparo para suas necessidades, da alimentação a diversão. É o único lugar onde está feliz, na companhia dos amigos. O idoso ficou triste e apreensivo ao saber da notícia de fechamento do Remanso. Não considera justo o tratamento dado a dom Adélio que, para ele, é o maior benfeitor da cidade. "Atender o bispo emérito não é um favor, mas sim uma obrigação dos políticos", ressaltou.
Segundo o atual secretário municipal de Desenvolvimento Urbanismo e Meio Ambiente da cidade(Seduma), Cesar Augusto, que assumiu o cargo no início do mês, um projeto do Ministério do Turismo (MTur), da ordem de R$ 4 milhões, está sendo aprovado. Os recursos garantirão o serviço prometido ao bispo emérito e também beneficiarão toda vizinhança até a entrada da Fazenda Mage, situada a cerca de um quilômetro da casa.
No mesmo orçamento está inclusa a recuperação da via de acesso ao Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, outra obra de dom Adélio Tomasin. Não há previsão de quando as obras serão iniciadas. (Fonte: Jornal Diário do Nordeste)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O blog Quixeramobim Agora é uma ferramenta de informação que tem como características primordiais a imparcialidade e o respeito a liberdade de expressão.
Contudo, em virtude da grande quantidade de comentários anônimos postados por pessoas que se utilizam do anonimato muitas vezes para ferir a honra e a dignidade de outras, a opção "Anônimo" foi desativada.
Agradecemos a compreensão de todos, disponibilizando desde já um endereço de email para quem tiver interesse em enviar sugestões de matérias, críticas ou elogios: jornalismo@sistemamaior.com.br.
Cordialmente,
Departamento de jornalismo